VITÓRIA DA CONQUISTA É 100% DIGITAL

Sinal analógico de TV foi desligado em Vitória da Conquista e Barra do Choça no dia 5 de dezembro de 2018

Após quatro meses de operação da Seja Digital em Vitória da Conquista e Barra do Choça, pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência apontou que 90% da população dos dois municípios já estava preparada para o sinal digital de TV. Com o resultado aferido, o desligamento do sinal analógico foi autorizado pela Anatel e ocorreu no dia 5 de dezembro de 2018.

A Seja Digital preparou os mais de 378 mil habitantes da região para o desligamento do sinal analógico de TV com a realização de mais de 300 ações de mobilização social. A entidade promoveu 280 ações porta a porta, 41 mutirões de instalação e mais de 100 ações de agendamento. Além das ações nas ruas, o atendimento aos moradores foi ampliado pela parceria com as prefeituras, que cederam servidores e equipamentos públicos. Foram disponibilizados 60 pontos de atendimento em creches, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e organizações não governamentais. Mais de 130 servidores públicos foram treinados e atuaram como multiplicadores das informações sobre o desligamento do sinal analógico. “Foram mais de 54 mil kits distribuídos e muita gente envolvida para tornar o trajeto viável, mais leve e humanizado”, disse a gerente regional da Seja Digital, Luciana Juliano.

 PARCEIROS NA OPERAÇÃO

Para sensibilizar a população, a Seja Digital buscou parcerias com lideranças comunitárias, associações, ONG’s e instituições que já faziam algum trabalho social nas comunidades. As parcerias viabilizaram a entrada da entidade nas comunidades e garantiram a captação e treinamento de 121 mobilizadores voluntários.

 ATUAÇÃO NAS COMUNIDADES

As ações de agendamento eram programadas em parceria com instituições, ONGs, prefeituras ou lideranças comunitárias e funcionaram como uma forma de inserção nas comunidades. Os mutirões possibilitaram que a Seja Digital entrasse nas comunidades de forma assertiva. Foram mais de 100 ações de agendamento nesse formato. Para potencializar as atividades, existia sempre uma mobilização anterior na comunidade, muitas vezes aliadas ao carro de som.

Mobilizadores da Seja Digital também visitaram os bairros com ações porta a porta, indo de casa em casa para agendar a retirada dos equipamentos e instalar as antenas e conversores. Foram mais de 280 ações porta a porta. O mobilizador da Seja Digital Murilo Henrique diz que a experiência de participar do processo foi enriquecedora. “Pude orientar as pessoas e não deixa-las perder o que às vezes é a sua única forma de lazer”, disse o mobilizador.

 OPORTUNIDADE ESPECIAL

As famílias que não tinham direito aos kits gratuitos distribuídos pela Seja Digital ou que precisavam preparar um segundo aparelho de televisão tiveram a oportunidade de adquirir equipamentos a preços promocionais no Feirão Digital. Em Vitória da Conquista, a ação ocorreu durante três dias na Praça Barão do Rio Branco e contou com a participação de quatro lojistas parceiros. Mais de 80 equipamentos foram comercializados durante o evento. Mobilizadores da Seja Digital também estiveram no local e realizaram mais de 480 atendimentos.

INSTALAÇÃO PARA TODOS

Além da distribuição dos kits gratuitos, a Seja Digital ajudou a população a instalar os kits gratuitos com conversor e antena digital. Instaladores, mobilizadores e voluntários se uniram para levar 41 Mutirões de instalação aos bairros prioritários. Aliados aos mutirões, a Seja Digital realizou visitas porta a porta. A equipe da entidade pôde identificar se os domicílios já estavam digitalizados ou se ainda era necessário realizar alguma ação de instalação, bem como cadastrar as famílias na promoção Instalação Premiada. “Quanto mais eu conseguia fazer instalações, mais pessoas estavam saindo do sinal analógico e entrando para o digital”, contou o instalador Karylo Santos Rangel.