Fortaleza é 100% digital

Durante a operação, que ocorreu entre os meses de junho a setembro de 2017, foram distribuídos mais de 530 mil kits gratuitos

No dia 27 de setembro de 2017, 15 cidades da região de Fortaleza tiveram o sinal analógico de TV desligado. A homologação foi feita pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e pela Anatel após apresentação do resultado da pesquisa do Ibope Inteligência. A pesquisa aferiu que 91% dos domicílios estavam preparados para a TV Digital.
O desligamento do sinal analógico foi conquistado graças ao trabalho em parceria da Seja Digital com lideranças locais, ONGs, órgãos públicos e emissoras de TV. As organizações de terceiro setor foram um dos braços fortes do processo de orientação á população. Entre as principais instituições que contribuíram estão a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, Associação Habitacional Morro de Vitória, Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária, Projeto Guadalajara e o Projeto Alegria da Criança. Segundo Vejuse Oliveira, gerente regional da Seja Digital, a mobilização contou com 1.482 voluntários, participando nas mais de 300 ações de instalação, além de edições da Patrulha Digital, realizadas em parceria com a TV Verdes Mares, que resultou em 6.897 antenas posicionadas para captar a transmissão digital.

MISSÃO: NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS
Considerado o bairro com maior índice de violência de Fortaleza, o Pirambú, reúne grande parte dos beneficiários dos programas sociais elegíveis a retirar o kit gratuito. Para Angela Maria Ferreira, mobilizadora da Seja Digital, a parceria com a liderança comunitária foi o fator preponderante para que a transição do sinal chegasse aos moradores da comunidade. “Os líderes comunitários foram fundamentais para que tivéssemos a permissão de entrada em lugares de difícil acesso. Além disso, nos proporcionaram respaldo e credibilidade diante das pessoas”, relembra.
Aposentada após anos de serviço social por meio de organizações públicas, Angela, passou os últimos anos realizando trabalhos voluntários em abrigos da capital cearense. Ao ser convidada para integrar a equipe de mobilizadores da Seja Digital, a satisfação e alegria foram o mote para que fosse além dos cerca de 30 mil agendamentos que realizou.

CAPITAL NORDESTINA QUE MAIS GEROU EMPREGOS
Segundo pesquisa divulgada pelo Banco do Nordeste (BNB), nos últimos meses a cidade de Fortaleza apontou crescimento exponencial em relação à geração de empregos, sendo a capital nordestina que mais criou atividades no último trimestre. Entre os dados positivos que movimentaram a renda na região, o processo de transição para o sinal digital contribuiu para a alta. Por meio de parceria com a FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará, a Seja Digital realizou a formação de 1.329 antenistas no Senai. “A iniciativa trouxe de volta ao mercado de trabalho gente que estava desempregada há algum tempo. Além disso, proporcionou a primeira experiência profissional de muitos jovens”, explica Vejuse.
O professor Janderglind Ferreira Romão, viu no projeto a oportunidade de aprender uma nova profissão. Com seis filhos, sendo três deles ainda menores, estava em busca de outra atividade que pudesse complementar a renda familiar. “Foi muito gratificante fazer parte dessa mudança na história da TV”, ele diz. “Por isso, motivei muitos amigos a participar da capacitação.”

INSTALAÇÃO PREMIADA
Incentivando a instalação imediata após a retirada do kit digital, a promoção Instalação Premiada, sorteou 42 pessoas, que cadastraram o código mostrado pelo conversor após a instalação. Como prêmio, as famílias inscritas concorreram, toda semana, a Smart TVs de 40 polegadas e ao valor de R$ 6.000. “Quando recebi o kit, meu sobrinho fez a instalação do conversor na nossa TV e lá apareceu o número. Liguei pro 147 e me cadastrei. Dias depois me ligaram informando que eu ganhei a Smart TV e quase não acreditei. Estou muito feliz”, conta a vendedora autônoma Naelia Machado, uma das vencedoras da Instalação Premiada.