MISSÃO CUMPRIDA

Seja Digital concluiu o desligamento do sinal analógico dos canais abertos de televisão em 1.379 cidades brasileiras.

O trabalho realizado pela Seja Digital foi único na história do Brasil. Não se tinha notícia de outra iniciativa que unisse o setor público, o setor privado, o terceiro setor e envolvesse a população de maneira tão engajada. Ao consolidar todos os resultados e constatar que o legado deste projeto foi muito além da implantação de uma nova tecnologia e tornou-se uma operação humanizada, que colocou o respeito ao cidadão no centro de tudo, tem-se o sentimento de missão cumprida.

Cerca de 128 milhões de habitantes de 1.379 cidades brasileiras – organizadas em 62 regionais e em cronograma determinados por portaria ministerial – deveriam ser mobilizadas para preparar suas residências e passar a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital. Quem não se preparasse, ficaria sem assistir televisão. O processo de desligamento do sinal analógico de TV foi concluído em janeiro de 2019. Por consequência, a faixa de 700 MHz foi liberada em todo o país.

No princípio, imaginava-se que seria um projeto com foco na implantação da tecnologia. Logo nas primeiras experiencias de campo, os aprendizados mostraram que a Seja Digital deveria desenvolver um plano de trabalho que previsse construção da credibilidade, metas e prazos claros, permanente ênfase em garantir que todas as promessas fossem cumpridas, e agilidade na busca e implementação de soluções para qualquer desafio que surgisse pelo caminho. E assim foi feito.

Para cumprir esses objetivos, a entidade ofereceu suporte didático, desenvolveu campanhas de comunicação e mobilização social, distribuiu kits gratuitos com antena digital e conversor para famílias de menor renda. O uso intensivo de dados, sempre disponibilizado em tempo real para as equipes de atuação em campo, e os resultados e experiências compartilhados foram fundamentais durante todo o processo. Foram quatro anos de atuação. A cada ano, a Seja Digital encontrava desafios específicos que resultavam em aprendizados e, por consequência, contribuíam com o processo, levando a um aprimoramento contínuo.

Em 2015, a Seja Digital estruturou o processo para o piloto de Rio Verde, onde a equipe de gestão da empresa esteve presente durante todo o período até o desligamento em 1º de março 2016, o que gerou diversos aprendizados. Em 2016, a Seja Digital ajustou o processo e implementou novas ações em Brasília. Em 2017, consolidou sua atuação e a credibilidade do processo, expandindo sua atuação para os grandes centros do país, como São Paulo, Recife, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, desenvolvendo um modelo de atuação com equipes locais apoiadas pela equipe central. Em 2018, a Seja Digital replicou o processo em uma escala ainda maior, com o desafio de coordenar as operações locais em mais de 700 cidades simultaneamente durante todo o segundo semestre. Também teve de aprimorar seu modelo de gestão para garantir a qualidade de sua entrega em áreas geográficas muito mais dispersas com relação a 2017. Em todos esses momentos, a Seja Digital teve uma atuação sempre com foco no cidadão, que era considerado o elemento central do processo. Histórias de voluntários engajados fizeram parte do dia a dia das ações em todo o País.

Com o trabalho realizado, mais de 44 milhões de domicílios foram preparados, 128 milhões de pessoas passaram a assistir aos canais abertos de televisão com sinal 100% digital e a faixa dos 700 MHz foi liberada em todo o País. Assim, a Seja Digital tornou-se um case de implementação de política pública executada dentro do prazo e dentro do orçamento, conquistando a credibilidade necessária diante dos atores envolvidos, possibilitando a ampliação do desenvolvimento social e econômico no Brasil.