MOBILIZAÇÃO NAS RUAS

Com ações porta a porta e agendamento, região de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, alcançou 10.850 instalações realizadas

Entre as atividades desenvolvidas para garantir o acesso da população ao sinal digital após o desligamento do sinal analógico de televisão, a Seja Digital promoveu a capacitação de instaladores para atuarem nas 23 cidades da região. Em parceria com a ESAC – Escola de Aprendizagem e Cidadania e a organização Programando o Futuro, a entidade treinou e contratou 200 instaladores.

Um dos participantes do treinamento foi Madson Motta. Ele citou que já atuava na área, mas a capacitação foi uma boa oportunidade para aprender mais. “Após o curso, participei diariamente de visitas porta a porta. A recepção dos moradores costumava ser bem positiva”, lembra.

Maria Zilda, residente no bairro São Francisco, em Dracena, foi uma das beneficiárias que recebeu a visita de um instalador após a retirada do kit. A moradora contou que tinha uma TV na cozinha que ficava ligada o dia todo e estava preocupada com a possibilidade de ficar sem sinal no aparelho. “Ter recebido o instalador na minha casa foi muito bom, eles foram muito atenciosos e fizeram um ótimo trabalho. Ainda economizei um dinheiro porque se eu não tivesse recebido a visita, teria que contratar alguém para fazer o serviço”, diz.

Além da ação porta a porta, uma estratégia adotada na região foi a montagem de 40 pontos de coleta de instalação. Segundo a gerente regional, Lucinéia Lucheti, os mobilizadores da Seja Digital abordavam as pessoas nas portas dos Pontos de Retiradas dos kits gratuitos e ofereciam o agendamento para o serviço. “Essa ação funcionou muito bem, o beneficiário retirava o seu kit e ao ser abordado já agendava a visita do profissional. Fizemos mais de 10 mil instalações”, conclui.