MACEIÓ É 100% DIGITAL

No dia 30 de maio de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado nas 13 cidades da região de Maceió

Após o IBOPE Inteligência aferir que 92% dos domicílios de Maceió e outras 12 cidades do entorno estavam preparados o sinal digital de TV, o GIRED, grupo liderado pelo presidente da Anatel, dr. Juarez Quadros, confirmou o desligamento definitivo do sinal analógico na região para o dia 30 de maio de 2018.

Durante quatro meses de operação ativa, mais de 470 comunidades dos 13 municípios da região receberam ações da Seja Digital. Para alcançar toda a população, a entidade teve a colaboração de 231 voluntários e mais de 100 organizações envolvidas no processo.

A gerente regional da Seja Digital, Rafaela Pontes, destaca que a equipe trabalhou para que a transição do sinal analógico para o digital da TV ocorresse da forma mais inclusiva e humanizada possível. “Numa região em que a desigualdade é bem marcante, o grande desafio foi fazer com que a população compreendesse o acesso à comunicação como um direito humano”, conta.

“Foi um trabalho bem intenso e desafiador, mas também extremamente gratificante. Para uma grande parcela da população, a televisão é o único meio de acesso às notícias e para algumas também, a única forma de se entreter”, finaliza a gerente.

COMUNIDADES ENGAJADAS

A articulação da Seja Digital com organizações da sociedade civil possibilitou que a entidade atuasse de forma efetiva nas comunidades mais vulneráveis da região. Participaram do processo 104 organizações e lideranças comunitárias.

A parceria com essas organizações propiciou o atendimento de pessoas que apresentavam dificuldades no processo de digitalização da TV, seja porque vivem em locais de difícil acesso e com altos índices de violência, seja pela condição econômica e até o baixo nível de instrução.

Para alcançar essa parcela da população, a Seja Digital visitou as principais regiões de Maceió. Inicialmente foram implementados 106 pontos de atendimento itinerantes e a entidade ainda realizou mais de 120 mutirões de agendamento e de instalação, totalizando mais de 40 mil instalações em Maceió e região.

Maria Edilene, presidente da Associação das Mulheres do Jacintinho, foi uma das lideranças parcerias durante o processo de migração para o sinal digital de TV, celebrou a digitalização em seu bairro. “Esse projeto da TV digital foi muito importante para minha comunidade, agora vejo muitos moradores dizendo que assistem canais que antes não pegavam”, afirma.

ESCOLA COMO MULTIPLICADOR

As Caravanas da TV Digital nas Escolas levaram apresentações musicais, teatrais, paródias e brincadeira lúdicas sobre o desligamento do sinal analógico para mais de 35 mil alunos de 89 escolas da região.

A ação tinha o objetivo de informar as crianças e adolescentes sobre o processo e, dessa forma, transformá-los em multiplicadores das mensagens sobre como se preparar para receber o sinal digital. As atividades davam ênfase na importância de se preparar para o sinal digital de TV e na retirada dos kits gratuitos.

“Participar das caravanas permitiu levar informação e diversão aos alunos. As ações foram recheadas de músicas, jogos de recreação, apresentações de teatro, nas quais professores, alunos e atores interagiram de forma lúdica durante o repasse das mensagens sobre o desligamento do sinal analógico”, relembra o ator e músico Jeyverson Felipe.

COMÉRCIO PARCEIRO

Durante a operação, a Seja Digital também tinha a missão de mobilizar a população que não tinha direito ao kit gratuito com antena digital e conversor. Para isso, a entidade buscou parcerias com comerciantes da região. Mais de 1.500 pontos de varejo foram sinalizados com o objetivo de alertar a população sobre a necessidade de se preparar para o desligamento do sinal analógico de TV.

“A partir da Seja Digital, a movimentação nas lojas aumentou bastante, e nós agradecemos a parceria firmada no processo de digitalização da TV aqui em Maceió”, diz Nelson Junior, lojista da Casa das Antenas.

Outra ação realizada para atingir a parcela da população que precisava comprar os kits foi o Feirão da TV Digital. A Seja Digital, em parceria com a TV Gazeta (afiliada Globo), realizou quatro edições do feirão. Mais de 70 mil pessoas estiveram presentes nos feirões e foram vendidos cerca de 10 mil itens. Durante a ação, varejistas comercializaram conversores, antenas e TVs com condições especiais.

FUTEBOL DIGITAL

Parceria firmada com a Federação Alagoana de Futebol possibilitou que a Seja Digital realizasse a distribuição de panfletos no dia do clássico local disputado entre CRB e CSA, no estádio Rei Pelé. Antes do início da partida, a equipe da Seja Digital e o mascote da entidade entraram no gramado com uma faixa informando sobre o processo de desligamento do sinal analógico.

“Essa ação foi marcante porque levamos para as duas torcidas rivais a mensagem que interessa ambos os lados, e nesse caso não existem perdedores, pois a TV digital é benéfica a todos”, comentou Rafaela Pontes, gerente regional da Seja Digital. “Por ter cunho social, entendemos que o futebol poderia contribuir de maneira significativa na disseminação da mensagem”, complementou Luciano Sampaio, diretor da Federação Alagoana de Futebol.