INTERIOR DE SÃO PAULO

Seja Digital prepara 395 cidades do interior de São Paulo para o fim do sinal analógico de TV

Com a missão de levar informação sobre o fim do sinal analógico para 2,5 milhões de domicílios, em 395 cidades, uma das estratégias adotadas pela entidade foi a divisão da região em 10 sub-regiões (Araçatuba, Assis, Botucatu, Caraguatatuba, Catanduva, Marília, Itapetininga, São Carlos, Votuporanga e Presidente Epitácio). Cada região recebeu um equipe da Seja Digital. O objetivo é que a população de todas as cidades estivessem devidamente informadas por meio das campanhas e das ações de mobilização.

A realização das Caravanas da TV Digital foi a primeira atividade da Seja Digital nas ruas. O projeto piloto realizado nos dois primeiros meses de operação contemplou 50 cidades: foram realizadas 40 caravanas itinerantes e 10 fixas. Durante a ação, os moradores que tinham direito aos kits gratuitos distribuídos pela Seja Digital podiam agendar a retirada dos equipamentos, a população também teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre como ter acesso ao sinal digital. A ação foi expandida para as demais regiões e foi realizada até outubro de 2018.

A viabilização de parcerias com o poder público também fez parte da estratégia da Seja Digital no interior de São Paulo. Consultores da entidade visitaram as prefeituras das cidades que passavam pelo processo de migração para o sinal digital com o objetivo de apresentar o projeto. Posteriormente, foram assinados termos de cooperação com as prefeituras, os acordos fechados contemplavam a capacitação de servidores municipais para que eles atuassem como multiplicadores das informações sobre a migração do sinal de TV.