O ESTADO DE SÃO PAULO É 100% DIGITAL

São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a contar apenas com o sinal digital

O interior de São Paulo foi a maior região do Brasil a passar pelo processo de migração para o sinal digital de TV: 395 cidades tiveram o sinal analógico definitivamente desligado no dia 12 de dezembro de 2018. Com o desligamento nessas cidades, o estado passou a ser o primeiro do País a ter 100% dos municípios digitalizados.

Para que os mais de 2,5 milhões de domicílios da região estivessem preparados para o sinal digital de TV, a Seja Digital contou com uma equipe de mais de 20 consultores locais e mais de 2.600 mobilizadores, assim como a promoção de ações diferenciadas para cada região do estado.

ENGAJAMENTO PÚBLICO

A Seja Digital buscou parcerias com o poder público no interior de São Paulo para informar os mais de 7,5 milhões de moradores da região sobre o desligamento do sinal analógico. Por meio de mais de 373 Termos de Cooperação assinados com as prefeituras do estado, foram realizados 338 treinamentos e 4.300 servidores foram capacitados para atuar no trabalho de informação junto à população. Além disso, 390 pontos de aconselhamento foram implantados nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e outros pontos para esclarecimento de dúvidas da população.

INFORMAÇÃO COM ENTRETENIMENTO

A Caravana da TV Digital visitou 130 cidades do interior de São Paulo levando informações sobre o fim do sinal analógico. Durante dois meses e meio, o ônibus da Caravana Digital percorreu 27 mil quilômetros e atendeu mais de 50 mil pessoas.

Na ação, a Seja Digital atendia o público por meio de três tendas: TV Digital, Socioambiental e Arte-educação. Além das orientações sobre a migração para o sinal digital de TV, a Caravana da TV Digital levava brincadeiras e jogos com a participação de artistas da cultura popular e educadores ambientais.

DE PORTA EM PORTA

Dentre as principais ações, destacam-se os mutirões porta a porta para levar informação sobre o processo de transição do sinal, bem como realizar o agendamento para retirada e instalação do kit gratuito que permitia a conversão do sinal em televisores antigos. A ação ofereceu ainda a Instalação Solidária, realizada por profissionais treinados pela entidade para atender a população que tivesse encontrado dificuldades para instalar a antena digital e o conversor.

Mais de 550 mobilizadores e instaladores contratados pela Seja Digital estiveram envolvidos no projeto. Durante as ações porta a porta, mais de 62 mil instalações foram realizadas gratuitamente.

FELICIDADE EM DOBRO

As famílias que retiravam e instalavam os kits gratuitos distribuídos pela Seja Digital podiam participar da promoção Instalação Premiada, se inscrevendo com o código que aparecia na tela da TV.

A campanha de incentivo à instalação premiou 100 pessoas com cartões pré-pagos no valor de R$ 2 mil. No interior de São Paulo foi realizado ainda um sorteio final com um prêmio de R$ 20 mil.

Priscila Machado Gomes Barbosa, de 35 anos, foi uma das ganhadoras no interior do estado. A estudante do curso de Direito, mora com o marido e três filhos no bairro Porto Real 2, em Araçatuba. “Antes a televisão nem funcionava e, quando conseguíamos sintonizar algum canal, só víamos chuviscos. Com o kit instalado, a imagem ficou muito nítida”. Priscila já planejava o que fazer com prêmio e disse que investiria em seus estudos. “Como eu precisava comprar alguns livros do meu curso, o dinheiro chegou em boa hora”, comemorou.