MUITO ALÉM DAS PRAIAS

Diversidade de ações foi o diferencial para atingir todos os municípios

No interior do Rio de Janeiro, a Seja Digital teve a colaboração de diversas entidades parceiras, em um esforço conjunto para informar a população das 59 cidades da região que passavam pelo processo de migração do sinal analógico de TV para o digital.

Os trabalhos foram iniciados pelos municípios que tinham o maior número de beneficiários dentre os 59, como Macaé, Nova Friburgo, Itaperuna e Angra dos Reis. “As principais dificuldades iniciais que tivemos que superar foram as distâncias e diferenças geográficas das regiões”, explicou Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital no interior do Rio de Janeiro. “Por exemplo, Angra, Parati e Mangaratiba são ilhas, o que dificultou nosso deslocamento pelos bairros”, contou ela. “Além disso, nossa região também continha algumas zonas rurais, com população vivendo mais isoladamente. Por isso que todas as parcerias foram valiosas, as ações em conjunto nos ajudaram a dialogar diretamente com os moradores de forma bem mais próxima”, explicou.

“Uma dessas parcerias foi com a ONG Ecos”, informou Vivian. “A Ecos realizou mutirões em diversas áreas do Rio para orientar e realizar consultas, agendamentos para retirada dos kits gratuitos e instalação dos mesmos, distribuição de materiais e visitas domiciliares com apoio das Coordenadorias Regionais de Assistência Social (CRAS) do governo”, explicou Vivian.

Na região, também foram treinados 42 instaladores que atuaram no chamado Mutirão de Instalação – esses antenistas profissionais e instaladores percorreram os bairros dos diferentes municípios realizando instalações gratuitas de conversores e antenas digitais. “Foram realizados mais de 150 eventos diferentes”, confirmou Vivian, ao se referir à junção de ações dos mais diversos formatos que permitiram à Seja Digital mobilizar a população fluminense.