ARACAJU É 100% DIGITAL

No dia 30 de maio de 2018, o sinala analógico de TV foi desligado na região de Aracaju

Após quatro meses de operação conduzida pela Seja Digital, o sinal analógico de TV foi desligado em Aracaju e outras 16 cidades da região no dia 30 de maio de 2018. Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência mostrou que 93% das residências dos 17 municípios estavam preparadas para receber o sinal digital de TV.

Para sensibilizar a população sobre o fim do sinal analógico de TV, a Seja Digital organizou uma frente de atuação que contou com 37 Pontos de Aconselhamento (PDAs), sendo 30 próprios e 7 voluntários, 33 pontos de varejo com comunicação do desligamento, 20 mutirões de agendamento, 41 mutirões de instalação e mais de 20 bairros visitados pela Caravana da TV Digital. Números expressivos garantiram o sucesso da empreitada.

A gerente regional da Seja Digital, Carolinna Tosta, celebra a operação bem-sucedida na região. “Tínhamos como missão não deixar ninguém para trás e, para isso, foram desenvolvidas estratégias de atuação que permitissem que mais de 180 mil pessoas garantissem o benefício do kit gratuito e assim mantivessem o acesso à comunicação, usufruindo do aparelho de TV como um meio de acesso à informação e lazer”, diz.

“Além disso, havia o compromisso de realizar o trabalho de forma humanizada, tratando cada beneficiário como um ser único, respeitando suas particularidades, garantindo o diálogo e a sensibilização por meio da valorização da cultura local”, conta a gerente.

INFORMAÇÃO PARA TODOS

Para estar sempre próxima aos moradores da região, a Seja Digital contou com 37 Pontos de Aconselhamento (PDAs) fixos. Nos locais, a população podia esclarecer dúvidas sobre a migração definitiva para o sinal digital. As famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal podiam ainda agendar a retirada do kit gratuito.

Os pontos fixos de atendimento foram implantados dentro das comunidades em organizações que já realizavam atendimento e acompanhamento das famílias beneficiárias de programas sociais. Os mobilizadores e voluntários dos PDAs receberam treinamento qualificado, anterior ao início das atividades do projeto, para que fossem capacitados para realizar o acolhimento e atendimento humanizado.

Rafaela Inês dos Santos, mobilizadora do Ponto de Aconselhamento do Povoado Areia Branca, zona sul da capital, conta que a experiência de trabalhar durante o processo foi muito positiva. “Foi gratificante ver a alegria nos olhos das pessoas ao receber o kit. A experiência foi incrível, vou levar para o resto da vida. Obrigada Seja Digital pela oportunidade’’, diz a mobilizadora.

DIVERSIFICAR PARA ATENDER

Foram realizadas 20 edições do Mutirão de Agendamento.  As ações, que ocorreram em bairros periféricos da capital e dos municípios de Itabaiana, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro, ofereciam, além do atendimento para o agendamento, serviços gratuitos de saúde para a população, oficinas de arte e apresentações de grupos artísticos locais.

Para fortalecer a mobilização dos mutirões e identificar os coletivos locais que participaram dos mutirões, foi realizada uma parceria com a equipe da Central Única das Favelas (CUFA). Agentes mobilizadores da organização faziam a curadoria desses eventos, mobilizando os coletivos, lideranças comunitárias e moradores, sempre gerenciados e acompanhados pela equipe de mobilização de cada área.

Verônica Souza de Paiva, coordenadora da CUFA-SE, celebra o trabalho em parceria com a Seja Digital. ‘’Nós, da Central Única das Favelas de Sergipe, ficamos honrados em firmar uma parceria aonde foi possível potencializar o atendimento à população de baixa renda, gerar empregos temporários, formar e informar a população sobre o desligamento do sinal analógico e retirada dos kits gratuitamente”, comenta.

 CONDOMÍNIOS DIGITALIZADOS

A Seja Digital realizou visitas a 11 empresas administradoras de condomínios. Os encontros faziam parte da estratégia para informar os moradores de Aracaju e região sobre o processo de desligamento do sinal analógico.

Nessas reuniões, a entidade apresentou o projeto e destacou a necessidade do apoio dessas empresas para a multiplicação das informações aos seus clientes. Materiais de apoio informativos foram disponibilizados às administradoras. Por meio dessas empresas, 220 condomínios residenciais do município de Aracaju receberam a comunicação.

A entidade também promoveu a sensibilização direta dos síndicos de edifícios e condomínios residenciais por meio de participação em um grupo de WhatsApp. Cerca de 700 síndicos foram impactados por mensagens e cards com infromações, além da utilização desse espaço para o esclarecimento de dúvidas.

INSTALAÇÃO GARANTIDA

Os mutirões de instalação tinham o objetivo de apoiar a digitalização dos moradores de Aracaju e municípios do entorno. Durante a fase de planejamento, a Seja Digital identificou as regiões com maior quantidade de domicílios ainda analógicos.

Após identificadas as regiões, foi iniciado um trabalho com moradores e lideranças locais para acompanhar os instaladores durante as visitas de instalação. Estiveram envolvidos no processo 55 instaladores contratados, 4 supervisores e 99 instaladores comunitários, impactando 26.103 domicílios.

“O mais satisfatório para mim, além da valorização profissional, foi a alegria da comunidade”, conta Jorge Henrique, um dos instaladores que participaram do processo. “A minha lembrança mais marcante foi uma instalação que fiz em Maruim, na casa de uma senhora de 70 anos. A neta dela estava doente e o canal que tem mais desenhos não funcionava. Depois que eu sintonizei o canal, foi uma felicidade tão grande, que parecia até que tinham ganhado na ‘Mega Sena’”, relembra.