ENGAJAMENTO NAS COMUNIDADES

Lideranças comunitárias atuaram de forma ativa na região de Maceió para disseminar informações sobre a migração do sinal de TV

Para informar a população sobre o fim do sinal analógico de TV e realizar a distribuição de kits gratuitos às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal, a Seja Digital contou com o apoio de lideranças comunitárias na região de Maceió. Rose Vieira e Fabiana Souza foram duas líderes que atuaram de forma voluntária na mobilização dos habitantes de suas comunidades.

Moradora do Residencial Jardim Maceió, Rose é conhecida no bairro por sempre buscar melhorias para o local. Ela contou que, em contato com a Seja Digital, foi convidada para disseminar as informações sobre o processo de migração do sinal de TV para os moradores do bairro e líderes comunitários de outras regiões.

“Atuei de forma ativa no Mutirão do Jardim Maceió I e também no Jacintinho. Para mobilizar a população, eu divulguei previamente nas redes sociais que a equipe da Seja Digital estaria nos bairros esclarecendo dúvidas e agendando a retirada do kit gratuito”, diz.

Rose comenta que levou para o seu dia-a-dia a missão de informar a população. “Eu trabalho como motoqueira, estou sempre nas ruas e aproveitei a oportunidade para conversar com as pessoas e explicar sobre o processo de desligamento do sinal analógico, informar quem tem direito ao kit gratuito e como fazer o agendamento para a retirada do equipamento”, disse.

Na Grota das Piabas, Fabiana Souza, que participa do Movimento de Humanização das Grotas, também colaborou para que a população estivesse preparada para a recepção do sinal digital em suas TVs. Ela lembrou que muitas pessoas recebiam a carta informando sobre o direito ao kit gratuito, mas ficavam sem saber do que se tratava por não saberem ler. “Quando identificamos essa dificuldade fomos até essas pessoas. Iniciamos o agendamento para a retirada de kits na associação da comunidade. Posteriormente, participei de cinco mutirões de agendamento realizados pela Seja Digital”, disse.