TERESINA É 100% DIGITAL

No dia 30 de maio de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado na região de Teresina

No dia 30 de maio de 2018, Teresina e outras quatro cidades do entorno tiveram o sinal analógico de televisão desligado. Após quatro meses da operação ativa conduzida pela Seja Digital, pesquisa do IBOPE Inteligência aferiu que 92% da população da região estava preparada para receber o sinal digital de TV.

Foram distribuídos mais de 134 mil kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal residentes nesta região.

Durante o processo, a Seja Digital promoveu ações para informar a população sobre o fim do sinal analógico: 141 mutirões de agendamento, 176 Blitz nas Escolas e seis edições da Caravana da TV Digital, 715 estabelecimentos comerciais receberam cartazes e três Feirões da TV Digital foram realizados, além de 9.655 residências visitadas pelas equipes de instaladores da entidade.

A gerente regional da Seja Digital, Luciane Soares, afirma que o sucesso na operação só foi possível devido ao envolvimento da equipe e parceiros que foram peças fundamentais nesse processo. “Durante os meses de trabalho, o nosso maior desafio era realizar a inclusão social, fazendo com que a população entendesse que o acesso à comunicação é um direito fundamental”, diz. “Com isso, desenvolvemos várias atividades focadas no cuidado da informação, fazendo com que ela chegasse de forma direta e clara, principalmente à população de menor renda”, complementa Luciane.

APOIO NO PROCESSO

Para mobilizar a população de Teresina e região, a Seja Digital contou com o apoio fundamental do poder público e lideranças comunitárias. A Secretária de Saúde dos municípios de Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária e Timon disponibilizaram agentes de saúde para a divulgação do processo de desligamento do sinal analógico. Atuaram junto à população 274 agentes de saúde.

As Secretarias de Assistência Social também foram parceiras no processo, 16 funcionários de Demerval Lobão, Lagoa do Piauí e Nazária atuaram realizando agendamento nas próprias secretarias e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Nas comunidades, a Seja Digital sensibilizou lideranças dos bairros por meio dos “Diálogos Comunitários”. Foram realizadas 100 reuniões envolvendo líderes comunitários. A construção da parceria com essas lideranças viabilizou que equipes da entidade levassem informações sobre o processo aos mais de 169 bairros da região.

Albertino Ribeiro foi um agente multiplicador em Teresina. Ele abriu as portas de sua casa para realização de reuniões com outros líderes da região. “Me senti muito bem em ajudar representando a zona norte nesse processo e levando informação às pessoas. Muitas delas estavam aguardando uma oportunidade para atualizar seus dados e ficaram ainda mais felizes em ganhar o kit gratuito”, disse.

LOJISTAS EM AÇÃO

Com o objetivo de facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital, a Seja Digital, em parceria com seis lojistas de eletrônicos, realizou três edições do Feirão da TV Digital. Na ação, aparelhos de televisão digital, antenas e conversores foram comercializados a preços mais acessíveis e com condições facilitadas de pagamento.

Paralelo a isso, a entidade também atuou em feirões juntamente com o Grupo Claudiano, por meio do Armazém Paraíba, e o Grupo Carvalho Supermercado. Eles, juntos com as lojas Antenão e Liceu Eletrônica, formaram 35 Feirões In Loco. Nessa ação, foram vendidos 1.794 equipamentos entre antenas, conversores e kits completos e 533 televisores.

Outra ação foi o Feirão Itinerante, realizado em parceria com a TV Clube e Intelbras, onde foi disponibilizado um caminhão para venda de conversores no Parque da Cidadania, em Teresina. Na ocasião, foram vendidos 400 kits completos e 10 antenas.

DE PORTA EM PORTA

Para apoiar a população na instalação dos equipamentos, a Seja Digital, em parceria com a Fundação Educare, capacitou 99 instaladores entre os meses de abril e maio.

No período foram realizados 28 mutirões de agendamento de instalação. O trabalho consistia na visita porta a porta e identificação de famílias que continuavam com o sinal analógico de TV por não terem realizado a instalação das antenas e conversores.

A ação resultou em 9.655 agendamentos para as visitas dos instaladores. Foram efetuadas 9.054 instalações.

INCENTIVO FINANCEIRO

Com o objetivo de estimular as famílias que recebiam seus kits gratuitos a instalarem o equipamento e vivenciarem mais rápido a experiência com a TV Digital, a Seja Digital promoveu a Instalação Premiada. Com sorteios quinzenais, a entidade premiou 15 pessoas com cartões pré-pagos, no valor de R$ 2 mil.

Lilian Gomes de Assunção, moradora de Timon, foi uma das contempladas com a promoção. “Quando soube que tinha ganhado quase não acreditei, pensei que estavam fazendo uma brincadeira comigo. Depois liguei para a central e confirmei que iria receber o prêmio. Fiquei muito feliz, além de ter uma TV com imagem muito melhor, esse dinheiro veio em ótima hora.”