SINAL DE TV 100% DIGITAL EM BELÉM

Capital do Pará e 11 cidades do entorno têm o sinal analógico de TV desligado e, agora, só assistem à televisão com sinal digital

O processo de migração do sinal analógico de TV para o digital foi concluído, no dia 30 de maio de 2018, em Belém e outros 11 municípios. O IBOPE Inteligência aferiu que 91% dos mais de 723 mil domicílios da região estavam digitalizadas. A proposta para o desligamento do sinal analógico foi aprovada pelo GIRED, grupo liderado pelo presidente da Anatel, Dr. Juarez Quadros e homologada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.

Foram distribuídos mais de 319 mil kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

Para informar a população sobre a migração do sinal analógico para o digital, a Seja Digital visitou 114 comunidades na região. Ocorreram 22 Mutirões de Agendamento, que resultaram em 1.719 agendamentos e 5 mil atendimentos para o esclarecimento sobre o processo e dúvidas dos moradores, e 243 Mutirões de Instalação com 59.677 instalações realizadas.

À frente da operação nas 12 cidades, a gerente regional da Seja Digital, Neilza Buarque, destaca que o projeto de digitalização no contexto complexo como o da regional Belém foi desafiador para todos os profissionais envolvidos. Esta região conta com grandes distâncias entre os municípios e a existência de ilhas nas próprias cidades.

“A operação requereu direcionamentos estratégicos, revisão de etapas, redefinição de plano de ação e muito trabalho de equipe”, ressaltas a gerente. “O engajamento social fez com que fosse possível atingirmos a marca de 91% da população apta a receber o sinal da TV digital”, complementa.

UNIÃO PELO PROCESSO

Parcerias firmadas com lideranças comunitárias, centros religiosos, voluntários e governos municipais foram fundamentais para informar a população sobre a mudança. Essas parcerias viabilizaram espaços de diálogo dentro das comunidades, criaram confiança mútua e deram credibilidade à operação para o engajamento e mobilização dos moradores.

A cooperação dos governos municipais permitiu que a entidade estivesse em 41 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) com pontos fixos de atendimento, aonde a população pôde tirar dúvidas sobre o fim do sinal analógico.

Max Costa, membro da ONG Unipop e coordenador geral do projeto em parceria com a Seja Digital, diz que o processo possibilitou ganhos indiretos e benefícios que ficarão nas comunidades. “Um deles foi o aumento no fluxo de atendimento nos CRAS. A partir da procura pelo kit digital, os usuários tomaram conhecimento de outras políticas públicas que podem e devem ser acessadas com o Número de Inscrição Social (NIS)”, cita.

 ARTE EM GRAFITAGEM

Em Belém e Ananindeua, ocorreram 12 ações educativas e artísticas sobre o processo de migração definitiva para o sinal digital. Por meio de parceiros comunitários, foram realizadas oficinas de grafite que deixavam em muros dos bairros mensagens da Seja Digital.

Essa ação foi criada com o objetivo de manter um diálogo na periferia junto aos jovens. Além de propiciar momentos de arte e entretenimento, a ação realizava o agendamento para a retirada do kit gratuito. Ocorreram 1.000 atendimentos somadas as 12 edições.

“As atividades culturais foram realizadas para as pessoas que não contam com opções de lazer ou que são, de alguma maneira, excluídas dos eventos que ocorrem na cidade”, cita o articulador comunitário, Edvan Souza.

 ESCOLAS COMO PALCOS

A Caravana da TV Digital na Escola foi uma ação importante para a sensibilização dos moradores da região, realizada em parceria com a ONG Rádio Margarida. A Seja Digital visitou 44 escolas municipais e estaduais nas cidades de Belém, Ananindeua, Marituba e Barcarena.

Durante a ação, um esquete teatral apresentava de forma pedagógica todo o conteúdo sobre o processo e o que era necessário para se digitalizar. A atividade atingiu mais de 7.000 crianças, adolescentes e adultos diretamente e mais de 26.400 alunos.

No mesmo formato da apresentação realizada nas escolas, a Caravana da TV Digital visitou 10 municípios. Mais de 1.300 pessoas fizeram seus agendamentos pós apresentação teatral na ação itinerante.

ENGAJAMENTO NO VAREJO

A ação “Tô Digital” visou chamar a atenção dos moradores sobre a necessidade de se preparar para a recepção do sinal digital de TV, seja com a retirada do kit gratuito ou com a compra dos equipamentos. Foram 2.000 lojas, entre especializadas e não especializadas, adesivadas e orientadas com informações gerais sobre a Seja Digital.

Outra ação realizada com o apoio do varejo foi o Feirão da TV Digital, que contava ainda com a parceria da TV Liberal. Na ocasião antenas, conversores e TVs foram comercializados com preços mais baixos e condições facilitadas de pagamento.

Foram realizados dois feirões, no Shopping Castanheira, com um total de 2.440 itens vendidos e 2.680 atendimentos realizados à população de menor renda que desejava realizar o agendamento para a retirada do kit gratuitamente.

INSTALAÇÃO GRATUITA

Com o objetivo de instalar os kits para as famílias que ainda não haviam feito uso dos equipamentos, a Seja Digital realizou 243 Mutirões de Instalação.

As ações eram direcionadas por mapas de calor fornecidos pela equipe de pesquisa da Seja Digital.  O material apontava as comunidades com maior índice de retirada do kit por semana, com isso, a equipe de instaladores visitava o local juntamente com mobilizadores aptos a retirar dúvidas sobre do processo.

“Essa sensação de humanização do projeto, de chegar, acolher e servir às famílias das comunidades é o maior legado que eu posso tirar da Seja Digital”, diz o supervisor dos mutirões, Wenderson Pires.