JOÃO PESSOA É 100% DIGITAL

No dia 30 de maio de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado nas 13 cidades da região de João Pessoa

Região com mais de 390 mil domicílios, João Pessoa e 12 cidades do entorno tiveram o sinal analógico desligado no dia 30 de maio de 2018. De acordo com pesquisa aferida pelo IBOPE Inteligência, 95% das residências da região estavam preparadas para a recepção do sinal digital de TV, a resultado igualou São Luís como o melhor índice de digitalização.

Para informar os moradores da região, a Seja Digital contou com o apoio de 13 organizações não-governamentais que mobilizaram 65 bairros, foram realizados 888 mutirões de agendamento e 436 mutirões de instalação. A parceria com o poder público garantiu a participação de 148 servidores voluntários e de 77 pontos de atendimento fixos em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Casas da Cidadania.

A gerente regional da Seja Digital, Aline Fernandes, destaca que a equipe da entidade implementou uma metodolo­gia focada na inclusão social e no reconhecimento das peculiaridades dos 13 municípios que integraram a região. “Tivemos um olhar firme voltado ao entendimento e respeito de culturas, necessidades, configurações sociais e dinâmicas de funcionamento próprios de cada município e comunidade com o objetivo de preparar os moradores da região para o desligamento do sinal analógico de TV”.

PELAS RUAS DA REGIÃO

A mobilização em João Pessoa priorizou as ações porta a porta com o objetivo de fortalecer a relação da Seja Digital com as comunidades. Para isso, a entidade contou com o apoio do poder público e também de organizações sociais. Durante o processo, ocorreram 888 mutirões de agendamento e 436 mutirões de instalação.

Mobilizadores da Seja Digital também percorreram sete condomínios do programa “Minha Casa, Minha Vida”, localizados nos bairros mais carentes de João Pessoa e, que, concentravam aproximadamente 30 mil moradores das classes sociais D e E.  Em 120 horas de trabalho, a abordagem focada no agendamento possibilitou o atendimento de aproximadamente 2 mil pessoas.

COMUNIDADES EMPENHADAS

Para informar os moradores em comunidades com diferentes perfis na região, a Seja Digital promoveu 15 diálogos comunitários com membros e líderes de organiza­ções da sociedade civil alcançando aproximadamente 130 pessoas. Ainda foram realizados mais de 100 encontros comunitários em quadras de escolas, igrejas, ONGs e associações de bairros, levando informações sobre o processo para milhares de moradores.

Além de informar as lideranças a respeito da migração para o sinal digital de TV, esses diálogos resultaram na formação de mobilizadores contra­tados e voluntários comprometidos com uma abordagem próxima da população em geral.

A coordenadora da ONG Amazona, Viviane Alves, conta que a parceria com a Seja Digital tinha o objetivo de dar acesso à população de baixa renda ao sinal digital de TV. “Foi um projeto muito intenso e rico”, cita. “Como assistente social, para mim, estar junto dessas comunidades foi de fundamental importância para fortalecer esse vínculo, afinal, se tratava do acesso ao direito de continuar assistindo TV”, complementa Viviane.

MISSÃO DIGITAL

Campanha desenvolvida em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), a Missão Digital envolveu 260 evangelistas voluntários, tanto em abordagens dentro dos templos, quanto em 13 pontos de aconselhamento instalados nas igrejas situadas nos bairros prioritários. Durante a ação, os voluntários divulgavam informações sobre o fim do sinal analógico e efetuavam o agendamento para a retirada de kits.

Mobilizador da Seja Digital na campanha, Mirley Jonnes, destacou que o engajamento dos voluntários e o apoio da igreja colaboraram para a disseminação de informações sobre o processo. “A partir dessa parceria, tivemos uma melhor recepção para alcançarmos as famílias na periferia e em outras cidades próximas da capital”, concluiu.

MOBILIZAÇÃO NO COMÉRCIO

Com o objetivo de atender à parcela da população que não tinha direito ao recebimento dos kits gratuitos, a Seja Digital, em parceria com a TV Cabo Branco (afiliada Globo), realizou duas edições do Feirão da TV Digital em João Pessoa.

Durante a ação, conversores, antenas digitais e aparelhos de TV eram comercializados com preços reduzidos e pagamentos facilitados. Em duas edições, 17 lojas participaram dos feirões e venderam mais de 4 mil itens. A entidade também realizava agendamentos e orienta­ções ao público nos feirões.

A Seja Digital ainda realizou o envolvimento de vendedores para que eles pudessem prestar orientações sobre a migração do sinal de TV. Foi realizada a distribuição de cartazes, folhetos informativos e displays em 4.002 estabelecimentos, complementando o envolvimento dos varejistas.