NATAL É 100% DIGITAL

No dia 30 de maio de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado nas 26 cidades da região de Natal

A região de Natal teve o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital concluído no dia 30 de maio de 2018. Após pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que mostrou que 92% das residências da região estavam digitalizadas, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, assinou portaria que autorizou a transição definitiva na capital do Rio Grande do Norte e outras 25 cidades do entorno.

O índice de agendamento de beneficiários na região alcançou 86%, o mais alto entre as localidades do Nordeste que tiveram o sinal analógico desligado. Foram entregues mais de 230 mil kits gratuitos para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

Os números são expressivos. Para informar a população sobre o fim do sinal analógico, a Seja Digital realizou em quatro meses de atuação ativa 13 Caravanas Digitais, 16 Blitz Digitais e 143 mutirões de agendamento. A entidade capacitou 189 profissionais da assistência social e 275 agentes de saúde para atuarem como multiplicadores de informações sobre o processo, a equipe ainda contou com 246 voluntários.

Liderando a operação na região, Marcello Espírito Santo, gerente local da Seja Digital, contou que a estratégia elaborada se dividiu em 4 principais fases: sensibilizar, agendar, distribuir e instalar. “Criatividade e parceria permearam todas as etapas. Mobilizamos diversos atores sociais para colaborarem nessa missão. Formamos parcerias com organizações sociais reconhecidas por seu trabalho nas comunidades, instituições de grande relevância, poder público, emissoras de Rádio e TV, empresas e varejo” lembra.

CONVERSAS TRANSFORMADORAS

As parcerias com organizações sociais locais foram fundamentais para sensibilizar a população das 26 cidades da região. Estas ações apoiaram principalmente a disseminação das informações sobre o desligamento do sinal analógico de TV e a realização dos agendamentos para as famílias que tinham direito aos kits gratuitos.

A equipe da Seja Digital realizou 20 diálogos comunitários para explicar aos líderes locais a operação.  Associações como o Lar Fabiano de Cristo, Casa do Bem, Fundação Fé e Alegria, ADIC – Associação para o Desenvolvimento de Iniciativas de Cidadania do RN e a Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficentes do RN – FECEB/RN foram parceiras durante a operação da entidade na região.

Paulo César Santos de Oliveira, presidente da FECEB, avalia que a parceria foi essencial para facilitar o trabalho das equipes em várias comunidades. “Nós, dos conselhos comunitários, pudemos ajudar nesse processo que é um trabalho social muito importante que beneficiou toda a população”, diz. “A participação das lideranças no processo também viabilizou a entrada da Seja Digital em regiões de alta vulnerabilidade social”, afirma Oliveira.

CULTURA DIGITAL

Em Natal, a entidade também realizou ações culturais para fortalecer a mensagem sobre a migração definitiva para o sinal digital de TV. O movimento Nossos Valores gravou um rap com a temática digital, a música foi utilizada nos carros de som nas comunidades. Também foi feito um grafite na Zona Norte da capital, região com grande concentração de beneficiários.

Para sensibilizar a população no transporte público e pontos de grande circulação, foi criado o “Mr. Digital”. O personagem levava informações sobre a TV digital recitando um cordel, os versos explicavam os benefícios e como as pessoas deveriam preparar seus televisores para receber o sinal digital. Ainda foi desenvolvida um esquete teatral para informar os moradores sobre o processo.

Para Rodrigo Bico, líder do grupo de artistas, a interação sobre um assunto importante passado de forma lúdica agradou os moradores. “Tornamos o assunto mais leve e de fácil entendimento para as famílias. Dessa forma, a adesão do público presente nas apresentações sobre o projeto passa a ser total”, explica

NINGUÉM PARA TRÁS

A Seja Digital fez 143 mutirões de agendamento na região para garantir que todos as pessoas que tinham direito ao kit conseguissem ter acesso ao benefício. As ações foram realizadas em parceria com conselhos comunitários em locais conhecidos pela comunidade com o objetivo de realizar o maior número de agendamentos possíveis e tirar dúvidas da população. Junto com os conselhos era realizada uma mobilização prévia com carro de som e faixas convocando a população para participar.

Também foram feitas ações casadas, inserindo Blitz da TV Digital, apresentações culturais e outros atrativos para potencializar as ações e atrair ainda mais público. Em parceria com a InterTV Cabugi (afiliada Globo), ocorreram 16 edições da Blitz. Estas atividades consistiam principalmente de agendamento e demonstração das vantagens do sinal digital de TV em relação ao sinal analógico.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Além do grande esforço de mobilização social, a Seja Digital, em parceria com o SENAI e a InterTV Cabugi (afiliada Globo), apoiou o desenvolvimento profissional de estudantes. As entidades realizaram em conjunto um curso de formação de antenistas que qualificou 111 profissionais em 3 semanas. Os alunos foram recrutados nas unidades do SENAI e nas comunidades por meio de organizações parceiras.

Para auxiliar os moradores no processo de instalação dos kits, ocorreram 154 mutirões de instalação porta-a-porta nas comunidades de Natal e região metropolitana. As equipes eram divididas em 6 equipes com 10 instaladores e 10 mobilizadores. Foram realizadas 10.962 instalações.