JOINVILLE É 100% DIGITAL

Sinal analógico de TV foi desligado em Joinville e região

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pelo processo de migração do sinal de TV no Brasil, realizou, às 23h59 do dia 17 de dezembro de 2018, o desligamento do sinal analógico de TV em Joinville, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Araquari.

Joinville é o maior município do estado de Santa Catarina, com uma população estimada em 583.144 habitantes (IBGE, 2018) e 232.477 domicílios. Conhecida como a “Cidade da Dança” e “Cidade das Flores”, tem o maior polo industrial e também o maior PIB do estado. Por conta de dessa magnitude, a Seja Digital realizou mais de 50 ações e eventos em parceria com as prefeituras e secretarias municipais, lideranças comunitárias, organizações sociais, associações de moradores, escolas e empresas, além de campanhas em TV, rádio, impressos, portais, redes sociais e do trabalho nas ruas. O objeto era preparar a população para o desligamento do sinal analógico de televisão.

O envolvimento dos servidores públicos municipais foi estratégico para conquistar a confiança e facilitar o acesso às famílias de menor renda. Foram capacitados mais de 850 profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e educadores (diretores, coordenadores pedagógicos e professores) de escolas e centros de educação infantil.

No âmbito público, o destaque das parcerias vai para as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde. Estes órgãos deram à Seja Digital a oportunidade para capacitar seus servidores, que passariam a levar orientação sobre o desligamento do sinal analógico durante a rotina de atendimento. As secretarias ainda cederam espaços para distribuição de material informativo e implementação de Pontos de Aconselhamento (PDAs). Nestes locais, equipe das Seja Digital com o apoio de mais de mil servidores recebiam ou abordavam a população para descobrir quem tinha direito ao kit gratuito e orientar sobre como preparar suas casas para receber o sinal digital.

Nesses locais mais de dez mil pessoas foram atendidas recebendo informação sobre o processo e agendando a retirada dos kits gratuitos destinados às famílias de menor renda. Outras 15 mil pessoas passaram pelos Pontos de Atendimentos (fixos ou itinerantes), como os CRAS, Secretarias de Assistência Social e Terminais de Ônibus. “Estamos satisfeitos que a migração do sinal analógico para digital ocorreu de forma justa e sem sobressaltos em nossa cidade”, contou Udo Döeler, prefeito de Joinville.

Como nem todos costumam frequentar os serviços municipais, a Seja Digital realizou 60 Mutirões. Equipe de promotores saiam pelos bairros da cidade, percorrendo diversas comunidades, para auxiliar a população no agendamento para retirada do kit gratuito destinado às famílias de menor renda e na instalação dos equipamentos.

Aproveitar a agenda de eventos da região foi outra estratégia adotada pela equipe da Seja Digital de Joinville. Um desses eventos foi a 80ª Festa das Flores de Joinville, que bateu recorde de público e reuniu mais de 100 mil pessoas entre os dias 13 e 18 de novembro de 2018. Devido à importância do evento, a Secretaria de Cultura e Turismo cedeu gratuitamente um espaço para a Seja Digital divulgar o desligamento do sinal analógico durante os seis dias de festa.