BLUMENAU É 100% DIGITAL

Cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Itajaí teve seu sinal analógico de TV desligado

Em 17 de dezembro de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado nas cidades catarinenses de Blumenau, Gaspar, Indaial, Luiz Alves e Pomerode. Para que a população estivesse preparada para a transição, a Seja Digital atuou de diferentes formas na região. A entidade buscou parcerias com o poder público e teve a participação da Associação Frei Tito de Alencar para a promoção de ações que atingissem os mais de 510 mil habitantes das cinco cidades.

Foram mais de 60 atividades, incluindo mutirões de agendamento porta a porta, nos quais a Seja Digital percorreu mais de 20 bairros, visitando mais de 24 mil residências. A ação foi realizada em parceria com prefeituras e secretarias municipais, lideranças comunitárias, organizações sociais, associações de moradores, escolas e empresas.

ENGAJAMENTO PÚBLICO

Por intermédio das Prefeituras, a Seja Digital fechou parcerias com as Secretarias Municipais e de Assistência Social da região. Esse apoio foi importante para o cumprimento dos objetivos do projeto, já que elas estavam diretamente envolvidas no atendimento à população inscritas em programas sociais do Governo Federal e que possuíam direito ao kit gratuito de conversão do sinal.

Os cinco municípios da região assinaram termos de cooperação com a Seja Digital que permitiram a capacitação de servidores públicos municipais para atuarem como multiplicadores das informações sobre o processo. Dessa forma, foi possível ter a cessão de espaços públicos para a distribuição de material informativo e implementação de Pontos de Aconselhamento (PDAs).

PROST!

A Oktoberfest é um festival de tradições alemãs que ocorre na cidade durante o mês de outubro. Segunda maior festa de cerveja do mundo, perdendo apenas para sua versão alemã, e considerada uma das maiores festas das Américas, a edição de 2018 teve a participação de aproximadamente 592 mil pessoas nos seus 19 dias, um recorde de público.

Pela sua representatividade, além das atrações que a festa oferece, o evento também foi espaço para repercutir orientações sobre o fim do sinal analógico de TV para a comunidade. No estande da entidade, os visitantes conseguiram se informar sobre a migração do sinal analógico para o digital, verificar se tinham direito a retirar o kit gratuito com antena e conversor e realizar agendamentos para a retirada dos equipamentos.

BLITZ COM AS RÁDIOS

Dentre os trabalhos realizados, estão as “ações de blitz” com as principais rádios de Blumenau. A Seja Digital realizou uma parceria com as rádios Menina FM, Atlântida e Massa para atingir a população. Durante a blitz, a audiência interagia com a programação e podia retirar gratuitamente um kit digital se respondesse corretamente às perguntas sobre o processo de migração do sinal de TV. “Nós queríamos instigar e promover o senso de urgência e a relevância do assunto, além de orientar tecnicamente a população. Deu certo!”, comemorou Cheila Zortéa, gerente regional da entidade.

PRESENÇA NA COMUNIDADE

Também com o objetivo de facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitavam que televisores antigos recebessem o sinal digital, foram realizados uma série de Feirões Digitais em Blumenau. As três edições dos Feirões Digitais tiveram duração de dois dias cada um. Nestes eventos, além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis, a população conseguiu realizar outros serviços com a entidade. “Durante os feirões, os participantes puderam realizar o agendamento para a retirada do kit gratuito, e tirar dúvidas sobre o desligamento com os promotores da Seja Digital”, disse a coordenadora local da entidade, Fernanda Justus.

Já no mutirão Porta a Porta, a população também pode contar com auxílio dos mobilizadores, que passaram de casa em casa e em pontos comerciais dos bairros percorridos para explicar aos moradores sobre o desligamento, verificar quem tinha direito ao kit gratuito e fazer o agendamento para a retirada dos equipamentos em algum dos pontos de distribuição da região. “Realizamos 31 edições do mutirão de agendamento porta a porta na região de Blumenau, com mais de 24 mil residências contatadas”, contou ela.