SOBRE NÓS

A Associação Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD Seja Digital) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada para operacionalizar a migração do sinal de TV analógico para o digital no Brasil, conforme definido pelo Edital de Licitação da Anatel em 2014.

Desde o início, a Seja Digital assumiu que, além de cumprir as obrigações do edital, deveria atender ao interesse da coletividade. Dessa maneira, implementou políticas públicas de radiodifusão e telecomunicações, dentro do prazo, com economia de recursos e sem deixar ninguém para trás.

SAIBA MAIS SOBRE NOSSO PROPÓSITO

CONHEÇA A NOSSA HISTÓRIA

NOSSO PROPÓSITO

Os pilares da cultura organizacional que construímos ao longo dos anos nos trouxeram até o ponto em que estamos hoje – com mais de 150 milhões de brasileiros beneficiados por políticas públicas executadas pela Seja Digital dentro do prazo, de maneira eficiente e abaixo do orçamento previsto.

Valor público
Acreditamos na importância de trabalhar com respeito pelas pessoas. Levamos essa crença para dentro, na atuação com nosso público interno, e para fora da empresa, colocando o cidadão no epicentro dos projetos.

Juntos pelos resultados
Trabalhamos empenhados em fazer melhor em colaboração entre os funcionários, entre os stakeholders envolvidos na governança da Seja Digital e em conjunto com a própria sociedade.

Eficiência, agilidade e rigor técnico
Prezamos a excelência no planejamento e na execução de projetos para o cumprimento de prazos com rigor na qualidade dos resultados e na racionalidade financeira.

Governança e transparência
Seguimos com rigor os preceitos de transparência e disciplina estabelecidos desde a criação da Seja Digital.

NOSSA HISTÓRIA

A EAD foi estabelecida em resposta à necessidade de expandir a banda larga móvel na faixa de 700MHz, a mesma frequência utilizada pelo sinal de TV analógico. De 2015 até hoje, implementamos uma série de projetos que visam não apenas a digitalização dos sinais de TV, mas também a inclusão digital por meio da expansão da infraestrutura de telecomunicações.

Formada pelas empresas de telecomunicações Algar Telecom, Claro, Tim e Vivo, em contrapartida ao leilão do 4G, a Seja Digital se tornou um modelo singular no cenário brasileiro de entidade privada responsável pela implementação de políticas públicas.

Conheça os principais momentos dessa trajetória:

LINHA DO TEMPO

Agosto de 2014
Publicação do edital de licitação do 4G na faixa de 700MHz, no qual a Anatel determinou que as operadoras vencedoras criassem uma entidade sem fins lucrativos para executar a missão de acelerar a adoção do sinal digital de TV no Brasil – a EAD (Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV).

Dezembro de 2014
Constituição do Gired, Grupo de Implementação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, que reúne representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras, e é responsável pelas diretrizes da EAD.

Março de 2015
Constituição da EAD em cartório. Posteriormente, para a comunicação com o público, a EAD adotou a marca Seja Digital.

Março de 2016
Desligamento do sinal analógico de TV na cidade de Rio Verde (GO), projeto piloto estruturado a partir de 2015 e que gerou diversos aprendizados.

Janeiro de 2019
O sinal de TV analógico foi desligado nas últimas cidades previstas no Edital, após a entrega de 12,4 milhões de kits conversores para TV digital em 1.379 cidades.

Junho de 2019
A liberação da faixa de 700 MHz foi concluída, o que proporcionou a dois terços da população brasileira o livre acesso ao sinal de TV 100% digital, bem como a expansão da tecnologia 4G de telefonia celular.

Dezembro de 2020
O Conselho Diretor da Anatel reconheceu que as missões da primeira temporada foram cumpridas. Com a gestão eficiente que permitiu economia de recursos, o mesmo conselho determinou à Seja Digital duas novas atribuições: a construção da Infovia 01, para permitir a conectividade de alta qualidade e velocidade para nove municípios entre Manaus (AM) e Santarém (PA), e levar sinal de TV digital para 1.650 municípios em todo o país sem acesso à nova tecnologia.

Fevereiro de 2023
Nas obras da Infovia 01, o lançamento do cabo óptico subaquático com 1.070 quilômetros de extensão foi concluído no leito dos rios da Bacia Amazônica.

Agosto de 2023
Inauguração da Infovia 01, em Santarém (PA), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre outras autoridades nacionais e regionais.

Novembro de 2023
Finalização do projeto que levou sinal digital de TV para as 1.563 cidades aptas a serem atendidas pelo Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações.