Sobre nós

A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, que foi criada para cumprir a missão de implementar duas políticas públicas para os setores de radiodifusão e telecomunicações:

  • Acelerar a adoção do sinal digital de TV
  • Expandir a banda larga móvel pelo Brasil.

Entre 2015 e 2019 o projeto foi totalmente executado e garantiu que dois terços da população brasileira passasse a assistir TV pelo sinal 100% digital e a frequência do 4G em 700 MHz estivesse disponível em todo o território nacional. A operação teve inúmeros desafios e, entre eles o alto impacto social, já que 98% dos domicílios brasileiros possuem TV e um cronograma que exigia crescimento acelerado.

Simultaneamente às atividades do desligamento, foram executadas por todo o Brasil duas outras importantes frentes de trabalho: o remanejamento de canais para outros espaços no espectro da radiofrequencia e a mitigação de possíveis interferências do sinal 4G na TV Digital.

A Seja Digital cumpriu suas atribuições dentro do prazo previsto, com economia de recursos e, um dos pontos mais importantes, colocando o cidadão no epicentro do projeto, sem deixar ninguém para trás.

Em 26 de novembro de 2020, em sua 893ª reunião, o Conselho Diretor da Anatel deliberou por unanimidade:

1) definir que as proponentes vencedoras não poderiam mais ser obrigadas a aportar mais recursos para viabilização de Projetos Adicionais ;

2) aprovar Projetos Adicionais para utilização do saldo remanescente:

I - Projeto de digitalização de retransmissoras analógicas em 1.636 cidades; e,

II - Projeto de Expansão da Infraestrutura de Comunicações na Região Amazônica por meio da Implantação de Backbone em Fibra Óptica.