VOLUNTARIADO NOS BAIRROS

Parceria entre Seja Digital e mobilizadores levou informação para moradores de Macapá

A Seja Digital contou com a colaboração de voluntários de Macapá para informar a população sobre o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital. Ações como mutirões de agendamento e visitas programadas à bairros periféricos foram realizados em conjunto com as lideranças comunitárias para garantir o maior alcance possível.

Nildo da Costa Moreira é uma destas pessoas em sua comunidade. Com atuação no bairro Congós, zona sul de Macapá, ele realizou agendamentos para retirada dos kits gratuitos de conversão do sinal e deu apoio às ações das equipes da Seja Digital ao lado de um grupo de voluntários.

“Quando a população de áreas inseguras tem o acompanhamento de alguém que eles conhecem, como no caso o de um líder comunitário, eles escutam mais e confiam nas informações, perdendo o medo de serem lesados no processo”, disse.

Uma parte importante na ação foi o uso de aplicativos de mensagens instantâneas que, segundo Nildo, facilitou a divulgação dos agendamentos e das informações para a população saber se tinha acesso ao kit. “Fizemos cerca de mil agendamentos, mas por meio de quatro grupos do aplicativo de mensagens, alcançamos mais de cinco mil moradores”, estimou o líder comunitário. Foi pelos aplicativos que os moradores de diversas áreas de difícil acesso eram informados sobre os locais onde estavam os pontos de atendimentos da Seja Digital, ou os locais onde poderiam retirar seu kit de conversão, após agendamento.

Outro exemplo do engajamento das lideranças comunitárias é o de Emerson Ricardo Pimentel. Ele é presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Macapaba, no bairro de mesmo nome, que conta com 4.366 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, com aproximadamente 28 mil moradores.

Emerson atuou dando apoio à equipe da Seja Digital para realização das ações informativas, também focado especialmente no público infantil, como distribuição de pipocas e doces, para levar as famílias ao ponto de agendamento. No espaço, além das atividades para os pequenos, um telão foi colocado para informar sobre o agendamento para retirada do kit.

“A equipe da Seja Digital esteve aqui conosco e abraçou a ideia”, disse ele. “Eles fizeram um evento de agendamento no bairro, esclarecendo para os moradores como seria a instalação do kit digital, e nós ajudamos”, explicou Emerson. “Valeu muito a pena, pois muitos moradores não sabiam nem que tinham direito da retirada do kit gratuito”, contou.