SUL DO RIO GRANDE DO SUL É 100% DIGITAL

Mobilizações da Seja Digital foram realizadas em onze cidades da região

Onze municípios da região sul do Rio Grande do Sul tiveram o sinal analógico de TV desligado às 23h59 do dia 28 de novembro de 2018 após aferição realizada pelo IBOPE Inteligência indicar que 90% dos domicílios da região contavam com o sinal digital. A medida foi aprovada pelo GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O marco foi alcançado graças à atuação da Seja Digital e de diferentes atores, que juntos, informaram a população local e viabilizaram a entrega de mais de 58 mil kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Foram mais de 309 entidades envolvidas ao longo do processo, entre grupos comunitários, poder público e equipamentos municipais, como escolas e unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para alcançar os mais de 270 mil domicílios da localidade e levar informações sobre o desligamento do sinal de analógico de TV, a Seja Digital organizou diferentes ações de mobilização. Foram realizadas 780 ações com envolvimento direto de lideranças comunitárias, agentes públicos, representantes de organizações da sociedade civil local, direções de escolas e setores ligados à comunicação.
Mais de 20 mil pessoas foram impactadas diretamente por mobilizações como Caravana da TV Digital, Tenda da TV Digital e Caravana nas Escolas. Equipes da Seja Digital realizaram atendimento em 40 pontos fixos, visitaram 32 mil casas e instalaram cerca de 3.500 antenas.
Para Márcia Cavalcante, gerente regional da Seja Digital, o sucesso no processo de desligamento foi possível graças à união de informações estratégicas e esforços locais. “Traçamos um planejamento coletivo que observou as diferentes fases da operação e as particularidades dos diversos atores envolvidos. Nossas ações foram conduzidas observando os dados e pesquisas de campo e de digitalização, somado aos conhecimentos oriundos da liderança comunitária local”, afirmou.
“A região sul do Rio Grande do Sul é muito especial, em razão de suas particularidades culturais e dos desafios crescentes pela implantação e manutenção de políticas públicas para as suas cidades. Atuar em conjunto com as diversas prefeituras foi fundamental para implantarmos um trabalho consistente e colaborativo”, destacou Márcia.
INFORMAR, AGENDAR E INSTALAR
Diferentes esforços para digitalizar os domicílios da região sul do Rio Grande do Sul foram organizados pela Seja Digital, em cerca de 780 ações locais. Ocorreram mobilizações em condomínios do “Minha Casa, Minha Vida”, para sensibilizar os moradores sobre a mudança do sinal e também para a recepção das equipes da Seja Digital.
Para incentivar a instalação dos kits gratuitos, a Seja Digital organizou 136 mutirões de instalação nas comunidades e 32 mil visitas de porta a porta. As ações aconteceram em locais de alta vulnerabilidade com acompanhamento de lideranças comunitárias. Por meio do trabalho dos antenistas da Seja Digital, foi possível instalar, gratuitamente, cerca de 3.500 antenas.
CARAVANA NAS ESCOLAS
Disseminar a informação: esse foi o papel das 98 Caravanas nas Escolas organizadas pela Seja Digital, em parceria com os gestores escolares. Muito mais do que abordar a migração do sinal analógico de TV para o digital em sala de aula, as Caravanas nas Escolas visaram transformar os alunos em multiplicadores do processo, para que pudessem repassar as informações aos seus familiares e amigos, mobilizando assim um número muito maior de pessoas.
Cerca de 11.600 estudantes, em 76 escolas, participaram de atividades lúdicas e culturais e tiveram contato com o processo de desligamento por meio de material informativo distribuído nas salas de aula.
A sensibilização das direções escolares foi fundamental para que crianças e jovens, sobretudo nas escolas situadas em regiões de maior concentração de famílias com direito aos kits gratuitos, pudessem levar informações de agendamento e retirada dos equipamentos para familiares e amigos.
SEJA DIGITAL DELIVERY
Seguindo o lema “Não deixar ninguém para trás”, a gerência local da Seja Digital idealizou uma estratégia diferenciada para entrega dos kits em comunidades isoladas de povos indígenas e quilombolas. Denominada “Seja Digital Delivery”, a metodologia foi idealizada para que não houvesse necessidade de deslocamento desses grupos até os Pontos de Retirada (PDR) para agendamento e retirada dos kits gratuitos.
Agentes dos Correios intermediaram a entrega nessas localidades e também foram os responsáveis pela coleta de dados e informações necessárias para a retirada do kit, sem nenhum prejuízo aos controles de entrega regular. Posteriormente, profissionais designados pela gerência local realizaram a instalação dos equipamentos.
FEIRÃO DA TV DIGITAL
Seis cidades da região – Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul e Pedro Osório – sediaram o Feirão da TV Digital, iniciativa da gerência local da Seja Digital, RBSTV e varejo de eletroeletrônicos.
Com a finalidade de viabilizar televisões, antenas e conversores a preços mais competitivos e com forma de pagamento facilitada, a ação contou com três eixos de atuação: oferta de aparelhos (comércio), divulgação na mídia regional (RBSTV) e comunicação visual dos locais de venda (Seja Digital).
Cientes da proposta e do papel social da televisão, mais de 165 empreendimentos comerciais participaram do Feirão. Além do incremento nas vendas, a ação contribuiu para reforçar mensagens sobre o desligamento e a necessidade de todas as casas estarem preparadas para o sinal digital.