RIO BRANCO É 100% DIGITAL

Mais de 121 mil domicílios foram preparados para o desligamento do sinal analógico na região

Em Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard, pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, entre os dias 30 de julho e 10 de agosto de 2018, apontou que 89% dos domicílios da região contavam com sinal digital. Com o resultado aferido, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) decidiu que o desligamento na região seria iniciado em 14 de agosto e encerrado em 31 de outubro de 2018.

A Seja Digital atuou com a missão de preparar os mais de 121 mil domicílios da região para o fim do sinal analógico. Foram disponibilizados mais de 52 mil kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias que tinham direito aos equipamentos.

Felipe Guedes, gerente regional da Seja Digital, relembra que as atividades promovidas pela entidade impactaram mais de 400 mil pessoas quanto à importância do processo de digitalização e à garantia do direito à informação. “Deixamos um legado por meio de ações de cidadania e geração de renda. Para isso, implementamos atividade de sensibilização para a digitalização, para o agendamento e retirada de kits gratuitos, e a instalação propriamente dita”, citou.

Para sensibilizar a população, algumas das ações promovidas pela Seja Digital foram os mutirões de agendamento, ações porta a porta, diálogos comunitários, Caravanas da TV Digital, treinamento com agentes públicos, positivação do comércio e Feirões Digitais.

 SECRETARIAS ENVOLVIDAS

 Órgãos públicos dos setores de Assistência Social, Educação e Saúde tiveram importante papel no processo de digitalização dos moradores de Rio Branco e região.

Agentes comunitários de saúde foram capacitados pela equipe da Seja Digital e orientaram as famílias sobre a distribuição dos kits gratuitos e processo de migração para o sinal digital na região. Ao todo, 28 agentes de saúde foram orientados.

A Seja Digital também promoveu o treinamento de cerca de 15 servidores públicos, dos nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari.

As escolas estaduais foram visitadas por mobilizadores da entidade. Ocorreram ações nos espaços, com propagandas e distribuição de materiais informativos, orientações em salas de aulas, Papo Digital, que envolveu 12 turmas da Escola Estadual de Ensino Fundamental II e uma de Educação de Jovens e Adultos, localizada no bairro São Francisco) e concurso de redação.  Cerca de 10 mil estudantes foram impactados durante essas atividades.

 DIÁLOGOS NAS COMUNIDADES

A Seja Digital buscou promover diálogos e viabilizar parcerias com instituições públicas, religiosas e sociais. Mais de 40 encontros foram realizados com organizações como o Lar dos Vicentinos, as Igrejas Batista, Universal e Católica e a Casa de Apoio ao Seringueiro. Por meio dessas ações, a Seja Digital sensibilizou os mais diversos públicos.

A aproximação com as lideranças comunitárias também fez parte da estratégia de mobilização da Seja Digital. A participação de presidentes de bairros e líderes religiosos foi importante para aproximar a entidade das comunidades devido à capilaridade que esses agentes sociais possuem em suas áreas de atuação. As reuniões realizadas com lideranças comunitárias envolveram todas as regionais de Rio Branco, totalizando mais de 35 reuniões em 11 delas, chegando a 70 representantes nos principais bairros da capital.

NAS RUAS DA REGIÃO

Para informar a população, a Seja Digital foi às ruas de Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard com ações de agendamento para retirada do kit gratuito. Equipes de promotores da entidade visitaram locais de grande circulação como terminais urbanos e o centro da capital para multiplicar as informações sobre o processo. “Realizamos as ações por 12 dias e atingimos uma média de 5.880 pessoas entre atendimentos e agendamentos”, contou o gerente regional da Seja Digital, Felipe Guedes.

Outra atividade realizada na região foi a Caravana da TV Digital que visitou bairros de Rio Branco e Senador Guiomard.  As caravanas ocorreram nos dias 19 de maio, 2 de junho e 23 de junho de 2018 e foram contabilizados 674 atendimentos.

A Seja Digital promoveu ainda ações “Porta a Porta”. A equipe da entidade, formada por promotores e antenistas, atuou durante 20 dias nos bairros e ruas indicadas pelo mapeamento feito pela Seja Digital. No período de realização das atividades, foram realizados 200 agendamentos e 100 instalações.

RIOS E FLORESTAS

A chegada da Seja Digital a locais de difícil acesso foi um desafio a ser superado durante a operação.  Para isso, a entidade, em parceria com a Rede Amazônica, afiliada local da Rede Globo, realizou a ação “Fora de Rota”.

A atividade consistiu na instalação de kits digitais em regiões de difícil acesso e logística. Equipes da Seja Digital e da Rede Amazônica visitaram populações ribeirinhas e povos da Floresta Amazônica. Esses eventos ainda contaram com a cobertura da emissora, o que garantiu que as informações sobre o fim do sinal analógico fossem multiplicadas entre os telespectadores.