REGIÃO DE FRANCA É 100% DIGITAL

No dia 21 de fevereiro de 2018, o sinal analógico dos canais abertos de televisão foi desligado na região de Franca.

Em Franca e outras 24 cidades do entorno, o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital foi concluído no dia 21 de fevereiro de 2018. Foram distribuídos mais de 79 mil kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. A Seja Digital promoveu uma série de atividades para que os mais de 800 mil habitantes da região estivessem preparados para o fim do sinal analógico. Foram 78 eventos, mutirões e ações de mobilização social realizados durante o processo. Para o atendimento à população, a entidade contou com 72 mobilizadores e 110 voluntários que trabalharam diretamente em diversos pontos como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Seja Digital deu início à sua operação por meio da articulação com as prefeituras da região que assinaram Termos de Cooperação. A parceria possibilitou a ativação de Pontos de Aconselhamento nos CRAS – Centros de Referência em Assistência Social em 9 municípios da região. Nesses locais foram feitos mais de 6 mil atendimentos. Outra ação viabilizada com o apoio das prefeituras foi o treinamento de 700 servidores municipais, que atuaram como disseminadores de informação.

A participação de lideranças comunitárias durante o processo também foi fundamental para que a Seja Digital estivesse ainda mais próxima da população. Para abordar e mobilizar esses público, a entidade organizou os Diálogos Comunitários, encontros com representantes das associações de bairros, organizações relevantes e lideranças. Essas reuniões estimularam a criação de agendas para a mobilização junto às comunidades e tendo como porta-voz uma pessoa que já é conhecida na região. Essas reuniões também foram estratégicas para promover a aproximação com representantes religiosos que se tornaram voluntários no processo de digitalização em suas comunidades. Mais de 100 voluntários participaram das ações da Seja Digital na região.

Outras ações promovidas pela Seja Digital para o agendamento de retirada de kits gratuitos e esclarecimento sobre o fim do sinal analógico foram os mutirões. Os eventos eram realizados em locais públicos, de grande movimentação, com auxílio mobilização prévia via carro de som nos bairros. A Seja Digital promoveu 41 mutirões de agendamento, impactando mais de 41 mil pessoas.

Ao identificar que uma parcela da população já havia retirado o kit gratuito, mas não havia instalado, a Seja Digital organizou mutirões de instalação. Antenistas formados ou treinados pela Seja Digital em parceria com o Senai percorreram durante 60 dias as ruas dos bairros mais analógicos de Franca, Barretos e Batatais. Essa equipe visitou mais de 25 mil residências, fazendo a instalação da antena e do conversor ou orientando a população sobre o desligamento do sinal analógico de TV.

“Ter participado do programa Seja Digital foi uma oportunidade de aprimoramento técnico e, sobretudo possibilidade de aproximação dos alunos com a sociedade”, disse Wagner Lopes Muiños, diretor da Escola Senai de Franca. “Além da satisfação do fato de levar conhecimento à população sobre questões técnicas referentes às instalações dos conversores, possibilitou-se crescimento profissional aos alunos e professores envolvidos.”