MARABÁ É 100% DIGITAL

Ações da Seja Digital prepararam população local para o fim do sinal analógico

O município de Marabá, localizado no sudeste do estado do Pará, passou pelo processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, que foi finalizado em 9 de janeiro de 2019. O fim do sinal analógico no município foi autorizado pelo GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV, liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foram disponibilizados 37 mil kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias de Marabá.
Com o objetivo de preparar os mais de 83 mil domicílios da cidade para a mudança de sinal, a Seja Digital estabeleceu parcerias e promoveu ações para orientar os moradores. A entidade disponibilizou 14 pontos de aconselhamento para esclarecimento de dúvidas e agendamento, promoveu 29 mutirões de agendamento, cinco ações porta a porta e participou de 20 eventos. Estiveram envolvidos no processo 418 voluntários.
“O êxito das ações pretendidas contribuiu para a diminuição do processo de exclusão social na área atendida, na medida em que garantiu que pessoas em situação de vulnerabilidade social pudessem continuar tendo acesso ao sinal da TV aberta e não fossem excluídos dessa mudança tecnológica”, disse a gerente regional da Seja Digital, Eliana Santos.
BENEFÍCIO PARA A SOCIEDADE
Um dos primeiros passos da operação da Seja Digital em Marabá foi a realização de encontros com a prefeitura e secretarias municipais para a apresentação do projeto e sensibilização. “Logo quando demos início à operação visitamos a prefeitura. Também nos reunimos com a Secretaria de Assistência Social para viabilizar a instalação dos pontos de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)”, lembrou a gerente regional Eliana Santos.
A Seja Digital contou com voluntários devidamente capacitados pela entidade fazendo agendamento e orientação nos quatro CRAS de Marabá. Entre os servidores voluntários atuantes durante o processo também estiveram os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fortaleceram as ações de mobilização em comunidades carentes.
INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Para atingir as comunidades de Marabá e sensibilizar os moradores destes locais, a Seja Digital contou com o apoio de três instituições parceiras: Instituto Ação Legal, Instituto de Comunicação Popular Nós do Brejo e a Liga Paraense de Karatê Interestilos (Lipak).
Essas instituições contribuíram ativamente para informar a população em suas áreas de atuação com agendamento e instalação solidária. “O Instituto de Comunicação Popular Nós do Brejo, por exemplo, nos ajudou na articulação para promovermos os mutirões nas comunidades rurais”, disse Eliana Santos. Mais de 500 pessoas foram atendidas por voluntários e gestores da ONG.
Outras ações promovidas pela entidade foram os “Pit Stops Digitais” e o “Digital Vai à Praça”. A primeira ação consistia na distribuição de panfletos informativos em paradas de ônibus com grande circulação de pessoas. Já durante o “Digital Vai à Praça”, que contou com cinco edições, os moradores podiam verificar se tinham direito aos kits gratuitos distribuídos pela entidade e efetuar o agendamento para a retirada dos equipamentos com mobilizadores da Seja Digital em praças da cidade.
INSTALAÇÕES GRATUITAS
A operação em Marabá também ofereceu o serviço de instalação de antenas digitais e conversores gratuitamente para a população. Foram capacitados 21 antenistas para atuarem na Instalação Solidária. A equipe de instaladores da Seja Digital participou de 8 mutirões de instalação e durante as ações foram instalados 5.045 equipamentos.