CAMPINA GRANDE É 100% DIGITAL

Sinal analógico foi desligado em dez cidades do interior da Paraíba

Campina Grande e outras nove cidades da região tiveram o processo de desligamento do sinal analógico de TV concluído em 5 de dezembro de 2018. Após pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que mostrou que 91% da população estava preparada para receber o sinal digital, o então ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, assinou portaria que autorizou o desligamento do sinal analógico na região.

A Seja Digital atuou nos 10 municípios por aproximadamente cinco meses. “O nosso objetivo era comunicar a respeito do desligamento do sinal analógico e distribuir mais de 110 mil kits gratuitos para as famílias que tinham direito aos equipamentos”, disse a gerente regional da entidade, Aline Fernandes.

Para que a operação fosse bem-sucedida, a Seja Digital teve apoio de mais de 400 voluntários, 108 mobilizadores, além de varejistas, líderes comunitários e antenistas. A entidade promoveu 345 mutirões de agendamento e 98 de instalação, duas edições do Feirão Digital e realizou outras ações relacionadas, como a “Vizinhança Digital” e o “Condomínio Digital”.

COMUNIDADES ENVOLVIDAS

Uma das estratégias da Seja Digital para mobilizar a população foi buscar o apoio de associações e líderes comunitários. A entidade contou com a colaboração de 10 organizações não governamentais e 442 mobilizadores voluntários durante o processo.

“O que me coube na operação em Campina Grande foi a articulação institucional com a sociedade civil, identificar organizações que tinham condição de contribuir com o processo e construir com elas uma estratégia de mobilização social que pudesse ser próxima do povo, acessível e que não deixasse ninguém para trás”, explicou o líder de mobilização social da Seja Digital, Mirley Jonnes. “Conseguimos tocar muitas pessoas, envolver muita gente e fazer do processo de mobilização um grande movimento de educação de pares, aonde os próprios beneficiários se transformaram em voluntários para contribuir com suas comunidades. Isso foi algo muito significativo.”

VIZINHANÇA DIGITAL

O projeto “Vizinhança Digital” gerou engajamento voluntário na região de Campina Grande. A ação consistiu na transformação de residências de voluntários, situadas dentro das comunidades prioritárias nas zonas urbana e rural, em pontos identificados de informação e atendimento. Ao todo, 76 pessoas aderiram à sinalização de suas casas, sendo 62 mulheres e 14 homens. Foram realizados 4.791 atendimentos exclusivamente nas residências participantes.

“O Vizinhança Digital surgiu a partir da identificação de pessoas dentro das comunidades que estavam dispostas a mobilizar seus vizinhos”, disse a gerente regional Aline Fernandes. “Elas foram treinadas e participaram do processo como mobilizadoras garantindo que seus vizinhos, familiares e amigos não ficassem para trás.”

Maria José da Silva, voluntária do “Vizinhança Digital”, afirmou que o projeto foi uma porta aberta para muitas pessoas que realmente precisavam se preparar para o sinal digital de TV. “Eu mesma só instalei o kit na minha TV graças ao ‘Vizinhança’, disse a voluntária. “Antes o sinal era terrível, mas depois melhorou muito e se não fosse o projeto eu nem ficaria sabendo.”

 MORADORES PREPARADOS

Dentre as ações nas ruas de Campina Grande e região, a Seja Digital promoveu 345 mutirões de agendamento e 98 de instalação. Nestas ações foram realizados 33.293 agendamentos e 13.590 instalações. A Seja Digital ainda visitou os bairros com a Caravana da TV Digital. “A Caravana acontecia nas comunidades e levava algumas atrações artísticas e entretenimento para adultos e crianças”, disse Silvana Melo, líder de mobilização social. “A presença das crianças levava os pais até a ação, que eram abordados por nossa equipe para descobrir se tinha direito ao kit gratuito.”

Os condomínios também foram alvo de ações de mobilização da entidade com a realização do “Condomínio Digital”. A Seja Digital visitou 6.203 residências e 11 condomínios foram totalmente digitalizados.

PARCEIROS NO VAREJO

A Seja Digital promoveu duas edições do Feirão Digital em Campina Grande, nos dias 19 e 20 de outubro e 09 e 10 de novembro de 2018, com a participação de 24 lojas localizadas na região central da cidade. Os estabelecimentos participantes foram identificados com balões e cartazes da Seja Digital.  “Os lojistas que fizeram parte da ação ofereceram, além de descontos, condições de parcelamento especiais para a população”, disse Aline Fernandes. Nos quatro dias de evento, foram comercializados 1.375 itens entre antenas, conversores e aparelhos de TV.