BAURU É 100% DIGITAL

Com o processo concluído em Bauru, região conta com sinal 100% digital com mais qualidade de imagem e som

Município mais populoso do centro-oeste paulista, Bauru, e outras oito cidades do entorno, concluíram no dia 28 de março de 2018, o desligamento do sinal analógico de TV após pesquisa desenvolvida pelo IBOPE Inteligência que contabilizou 91% dos domicílios digitalizados na região.

Para informar a população sobre o processo e como se preparar para não ficar sem ver TV, a Seja Digital realizou diversas ações e parcerias na região, além de distribuir 49 mil kits gratuitos para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal.

APOIO DO PODER PÚBLICO

Nos 17 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a Seja Digital estabeleceu pontos fixos de atendimento e orientação e teve como resultado a digitalização de 6.610 domicílios. A parceria com as prefeituras também promoveu a atuação dos agentes de saúde como multiplicadores nas comunidades. Foram capacitados 48 servidores públicos em parceria com as secretarias de saúde das cidades de Pirajuí e Arealva que somaram forças durante as 30 edições do Mutirão de Agendamento e atenderam diretamente cerca de 400 residências.

GERANDO OPORTUNIDADES

Por meio da parceria com a Associação dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), 71 instaladores foram treinados e enviados para as edições do Mutirão de Instalação. A mobilização registrou 7.869 instalações e mais de 20 mil visitas domiciliares, que representa o alcance de 80 mil pessoas atendidas diretamente.

Além de ofertar o serviço sem custo para os moradores, a iniciativa promoveu a oportunidade de remuneração para os inscritos na capacitação. Como no caso da dona de casa Gislene Moraes, desempregada há dois anos, e que segundo ela, não entendia nada sobre cabeamento ou a configuração deles, mas viu no processo a possibilidade de geração de renda. “Eu achei que não conseguiria fazer a instalação, mas aprendi e fui ajudar outras pessoas”, lembra a mobilizadora.

SOLIDARIEDADE EM PRIMEIRO LUGAR

Logo após instalar a antena e o conversor por conta própria, Izabel Aparecida Souza Lobo rapidamente teve acesso aos seus programas preferidos com qualidade digital. Porém, não guardou o benefício só para si, ela decidiu auxiliar os vizinhos, apoiando na realização do agendamento de quem tinha direito a retirar o kit gratuito e instalando os equipamentos para os que precisavam de ajuda. “Comecei ajudando as amigas, os parentes e quando me dei conta passei a ser procurada por pessoas do bairro que ainda não conhecia”, conta.

PARCERIA COM O VAREJO

A Seja Digital desenvolveu ainda o Mutirão Digital, iniciativa que identificou parceiros no comércio local, com a proposta de multiplicar a informação em torno do desligamento do sinal analógico. Ao todo, 320 estabelecimentos receberam cartazes, folhetos e informações. Além de lojas de eletroeletrônicos, o projeto ficou em evidência em locais de outros segmentos como padarias, restaurantes e armazéns que reúnem grande volume de pessoas.

A TV Tem (afiliada Globo), a Seja Digital e os principais varejistas locais também realizaram o Feirão da TV Digital, no calçadão Batista de Carvalho, principal ponto de compras da cidade. Além de alertar a população para o desligamento, a ação teve como prioridade o engajamento dos lojistas por meio de descontos e condições especiais para a venda de televisores, antenas e conversores.