UBERLÂNDIA É 100% DIGITAL

Sinal analógico de TV foi desligado em Uberlândia e outras duas cidades do entorno

Em Uberlândia, Araguari e Indianópolis, as emissoras de TV foram autorizadas a desligar o sinal analógico de TV em 17 de dezembro de 2018. O desligamento foi aprovado pelo GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A Seja Digital iniciou a operação com a missão de preparar os mais de 283 mil domicílios da região para o fim do sinal analógico de TV, além de distribuir os mais de 70 mil kits gratuitos compostos por antena digital e conversor para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
Para que a população de Uberlândia, Araguari e Indianópolis estivesse preparada para a recepção do sinal digital, a Seja Digital promoveu ações de mobilização social. “Foram percorridos 34 bairros com mutirões porta a porta de agendamento e instalação, ocorreram seis Caravanas da TV Digital e 41 escolas foram visitadas por mobilizadores. A entidade ainda atendeu a população em 15 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região e uma unidade do CADÚnico” disse o coordenador da Seja Digital, Cristiano Barbosa
MOBILIZAÇÃO CONJUNTA
A Seja Digital buscou parcerias para atuação conjunta durante o processo de digitalização na região de Uberlândia. A entidade teve o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social de Araguari e Indianópolis, já em Uberlândia houve o auxílio das coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do CAD Único.
Outra parceria fechada pela Seja Digital foi com o Programa Saúde da Família. Nove equipes deste projeto levaram informações sobre o fim do sinal analógico com a distribuição de panfletos aos bairros.
A entidade contou ainda com o apoio de organizações não governamentais e associações como a Ação Moradia, Estação Vida e Cooperativa Habitacional do Estado de Minas Gerais (COHAM/MG) para a mobilização nos bairros.
“Graças ao trabalho que desenvolvemos em conjunto com o CRAS e líderes locais, conseguimos chegar nas comunidades mais distantes e atender a população que mais precisava de auxílio e informação”, explicou Cristiano.
MOVIMENTAÇÃO NAS COMUNIDADES
As Caravanas da TV Digital em Uberlândia geraram grande movimentação nos bairros e mídia espontânea na imprensa local. Foram realizadas seis edições dessa ação.
Durante as Caravanas os moradores podiam verificar se tinham direito aos kits gratuitos, agendar a retirada dos equipamentos e tirar dúvidas sobre o processo. Para chamar a atenção e atrair a população, eram oferecidos pipoca, algodão doce, maquiagem e balões para as crianças.
“A resposta da população às Caravanas era muito positiva, foi uma ação que funcionou muito bem. Também observamos que sempre que as matérias sobre essas ações eram exibidas na TV havia um aumento na procura por agendamentos”, disse o coordenador.
APOIO BATE À PORTA
Outra ação de mobilização da Seja Digital em Uberlândia foram os mutirões porta a porta. A ação percorreu 34 bairros com uma equipe que batia de casa em casa oferecendo orientação sobre o desligamento do sinal analógico e instalação gratuita das antenas e conversores. Mais de 7 mil residências foram visitadas pelos mutirões porta a porta, com uma média de 500 visitas diárias.
ESTUDANTES MOBILIZADORES
Para mobilizar estudantes das escolas municipais da região e transformá-los em multiplicadores de informações sobre o fim do sinal analógico, a Seja Digital visitou 41 escolas, sendo 28 em Uberlândia, 12 em Araguari e uma em Indianópolis.
A equipe da entidade entrou nas salas de aula distribuindo panfletos com orientações sobre o processo, 12.700 estudantes foram impactos pela ação.