JUIZ DE FORA É 100% DIGITAL

Sinal analógico de TV foi encerrado em Juiz de Fora e Matias Barbosa

No dia 17 de dezembro de 2018, às 23h59, o sinal analógico de TV foi desligado em Juiz de Fora e Matias Barbosa. O desligamento foi autorizado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e homologado pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab.
A Seja Digital preparou os cerca de 570 mil habitantes da região para o fim do sinal analógico com ações de mobilização nos dois municípios. Foram disponibilizados mais de 56 mil kits gratuitos com antena digital e conversor para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
A Seja Digital percorreu 69 bairros com mutirões de instalação e ações porta a porta, foram 17 participações em eventos, 106 escolas municipais mobilizadas e 12 pontos de aconselhamento para o esclarecimento de dúvidas sobre o processo e agendamento.
À frente do processo de digitalização em Juiz de Fora e Matias Barbosa, Andreia Firmo, coordenadora local da entidade, celebrou o sucesso na operação. “A operação chegou a seu final, pois o objetivo está cumprido e novos caminhos se abriram para que a população possa ter acesso a um jeito novo de assistir à TV”, concluiu.
OPERAÇÃO ITINERANTE
Para orientar os moradores a respeito do desligamento do sinal analógico e efetuar o agendamento para a retirada dos kits gratuitos, a Seja Digital iniciou a operação em Juiz de Fora e Matias Barbosa com pontos de atendimento itinerantes.
Os Pontos de Atendimento móveis foram montados em locais de grande circulação como praças, ruas próximas às Unidades Básicas de Saúde – UBSs, salões de igrejas, escolas estaduais e no Espaço Cidadão. Entre os dias 14 e 27 de agosto de 2018, foram realizadas 23 ações com pontos de atendimento itinerantes, sendo 19 em Juiz de Fora e quatro em Matias Barbosa.
Posteriormente, a Seja Digital iniciou o atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Em Juiz de Fora estivemos nas onze unidades da cidade e também no Departamento de Transferência de Renda (DTR), nossa equipe esteve ainda no Centro de Referência de Matias Barbosa”, disse Andreia Firmo.
MOBILIZAÇÃO NAS ESCOLAS
Por meio de distribuição de material informativo, a Seja Digital levou informação sobre a migração do sinal analógico para o digital aos estudantes, professores e diretores de 106 colégios municipais de Juiz de Fora. A ação foi viabilizada por meio de parcerias com a prefeitura e secretaria de educação.
“Participamos de uma reunião geral com todos os diretores das escolas municipais para fazer a comunicação sobre o processo de migração do sinal analógico para o digital, bem como dar informações sobre agendamentos e retiradas de kits”, disse Andreia Firmo.
AÇÕES NAS RUAS
A Seja Digital percorreu 66 bairros de Juiz de Fora e três em Matias Barbosa com as ações porta a porta e mutirões de instalação. Foram realizadas 50 ações aliando orientações sobre o processo, agendamento e a instalação de antenas e conversores.
Durante os mutirões porta a porta, as equipes de mobilizadores da Seja Digital, auxiliares e antenistas se dividiam pelas ruas, realizando abordagens de casa em casa para falar sobre o desligamento do sinal analógico.
Foram realizadas 282 instalações, 373 gerações de códigos para a promoção Instalação Premiada e 7.084 atendimentos para orientações diversas.