CARUARU É 100% DIGITAL

Seja Digital preparou três cidades da região de Caruaru para o fim do sinal analógico

Caruaru, Bezerros e São Caetano tiveram o sinal analógico de TV desligado no dia 17 de dezembro de 2018. A Seja Digital realizou ações de mobilização social em diferentes bairros da região para orientar os quase 445 mil habitantes dos três municípios sobre o processo de migração para o sinal digital. Foram realizadas 219 ações de busca ativa, 53 edições da Caravana da TV Digital, 30 Caravanas nas Escolas e 52 dias de mutirões de instalação. A entidade ainda disponibilizou 38 pontos de atendimento na região.

A Seja Digital realizou ações de busca ativa em Caruaru, Bezerros e São Caetano para alcançar as famílias que tinham direito aos equipamentos gratuitos distribuídos pela entidade.  Foram feitas 219 ações em praças públicas, eventos comunitários e porta a porta.

“Essas ações nos permitiram ir até as famílias que tinham direito a receber o kit gratuito. Facilitando o acesso à informação e ao agendamento de maneira ativa dentro das comunidades prioritárias”, disse Neilza Buarque, gerente regional da Seja Digital.

Estiveram envolvidos nessas ações 233 voluntários que dedicaram 10.276 horas em prestação de serviço. Foram realizados mais de 15 mil atendimentos durante as atividades de busca ativa.

IMPACTO POSITIVO

Outra oportunidade para que os moradores tirassem dúvidas sobre o processo de migração para o sinal digital, verificassem o direito ao kit gratuito e agendassem a retirada dos equipamentos foram as Caravanas da TV Digital.  A Seja Digital promoveu 53 edições da Caravana com um total de 15.900 atendimentos.

As caravanas também visitaram 30 escolas municipais da região. A ação realizada durante o horário de intervalo levou atividades lúdicas que explicavam o processo de desligamento do sinal analógico para as crianças e adolescentes. As visitas às escolas impactaram 14 mil alunos.

“Sabemos que crianças e adolescentes são formadores de opinião, então eles levavam as informações que recebiam para dentro de casa”, explicou a gerente.

CICLO COMPLETO

O serviço de instalação gratuita das antenas e conversores foi uma condição primordial para o encerramento do ciclo de digitalização. Foram realizadas duas atividades de instalação: os mutirões e a Patrulha Digital.

Os mutirões de instalação percorreram os bairros das três cidades por 52 dias com instaladores das próprias comunidades que foram contratados pela Seja Digital. Foram 32.351 domicílios visitados e 17.427 instalações realizadas.

“A gente chegava na casa das pessoas para fazer a instalação, víamos o brilho nos olhos das pessoas, da alegria deles poderem continuar assistindo TV e agora com o sinal digital”, disse a supervisora de instalação Fabiane.

Em parceria com a TV Asa Branca e o Senai, a Seja Digital realizou 11 edições da Patrulha Digital. Alunos do Senai e instaladores da ONG Ecos visitaram comunidades orientando a população e instalando os equipamentos. Foram 165 instalações realizadas.

ADESÃO EM MASSA

A região de Caruaru registrou um dos maiores índices de adesão à campanha Instalação Premiada, 38,2% das famílias que retiraram os equipamentos participaram da promoção que sorteava prêmios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos.

A Instalação Premiada foi uma campanha nacional da Seja Digital que tinha o objetivo de incentivar a montagem imediata dos kits gratuitos pelas famílias que retiravam os equipamentos. Na região, foram realizados cinco sorteios que contemplaram 12 pessoas.

APOIO DO COMÉRCIO

Durante três dias em novembro de 2018, a Seja Digital promoveu o Feirão Digital em Caruaru. A ação realizada em parceria com a TV Asa Branca contou com a participação de quatro lojistas que comercializaram antenas digitais, conversores e aparelhos de televisão a preços mais acessíveis. Foram comercializados 6.580 itens no Feirão.

Comerciantes da região também atuaram como multiplicadores das informações sobre o processo. A Seja Digital colocou adesivos e cartazes em 580 lojas com informações sobre o fim do sinal analógico, o objetivo era ampliar a base de divulgação do processo e estimular as pessoas que não tinham direito ao kit gratuito a comprarem os equipamentos.