CUIABÁ É 100% DIGITAL

O sinal analógico de TV foi desligado em cinco cidades da região de Cuiabá no dia 14 de agosto de 2018.

No dia 14 de agosto de 2018, a população de Cuiabá e outras cinco cidades da região passou a assistir aos canais abertos de televisão apenas pelo sinal digital. A data tornou-se um marco para a região. Em primeiro lugar, pelo fato de que uma política pública estava definitivamente implantada naquelas cidades dentro do prazo e com orçamento reduzido. Mas também porque era o resultado de uma atuação conjunta entre os poderes público, privado e o terceiro setor, que colocaram o respeito ao cidadão no centro de toda e qualquer atuação.

A palavra-chave foi parceria. A equipe da Seja Digital que atuou em Campo Grande firmou parceria com 25 instituições para alcançar a população de baixa renda. As prefeituras foram as primeiras a aderir ao processo, assinando um Termo de Cooperação e se comprometendo a dedicar espaços públicos e servidores como apoio à digitalização. Mais de 650 funcionários públicos foram treinados. Entre eles estavam agentes de saúde, que levavam orientação sobre o desligamento do sinal analógico às famílias que visitavam durante sua rotina. Também estavam servidores que atendiam a população nos Centro de Referências e Assistência Social, onde a Seja Digital mantinha promotores prontos para orientar o público sobre como se preparar para o sinal digital.

As escolas públicas foram outro ambiente crucial durante o processo. Ao manter contato com a crianças e adolescentes, a equipe de mobilização da Seja Digital transformou 17 mil estudantes em disseminadores das informações sobre o processo entre seus parentes, amigos e vizinhos. Além das atuações em escolas, foram realizadas outras 797 ações diferentes, que alcançaram mais 232 mil pessoas. Todo esse trabalho foi realizado cerca de 900 colaboradores. Entre eles estavam 505 voluntários, que doaram mais de 30 mil horas de trabalho.

Em todas as ações, o objetivo era abordar a população para alertá-la sobre o desligamento do sinal analógico de TV. Quem não estivesse preparado, poderia ficar sem assistir televisão. Entre as atribuições da Seja Digital também estava distribuir kits gratuitos com antena e conversor para a população de baixa renda inscrita em programas sociais do Governo Federal. Durante as ações, a equipe de mobilização verificava quais famílias tinha direito ao kit gratuito e já orientavam sobre como agendar a retirada dos equipamentos.

A Seja Digital distribuiu mais de 135 mil kits gratuitos. A cozinheira Eunice Rodrigues tinha direto aos equipamentos gratuitos e, assim que realizou a retirada e instalação, atestou a diferença entre os sinais analógico e o digital. “As crianças assistiam a televisão com muito chiado e a gente passava a antena para um lado, e para o outro, parta tentar melhorar a imagem”, relembrou. “Depois que a gente instalou o equipamento, foi uma baita surpresa. A televisão parece nova.”