PALMAS É 100% DIGITAL

O sinal analógico de TV foi desligado na região de Palmas no dia 14 de agosto de 2018.

Palmas, Barrolândia e Porto Nacional tiveram o sinal analógico de TV desligado no dia 14 de agosto de 2018, às 23h59. Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência aferiu que 91% da população da região estava preparada para a migração definitiva para o sinal digital de TV.

Com a missão de preparar a população para o fim do sinal analógico, a Seja Digital promoveu ações nas ruas de Palmas, Barrolândia e Porto Nacional. Foram 43 mutirões de agendamento, sete caravanas em escolas públicas municipais e estaduais do Ensino Fundamental, que alcançaram aproximadamente 2.500 alunos e quatro edições do Dia D Digital. Na região, foram disponibilizados mais de 60 mil kits gratuitos com antena, conversor e controle remoto para as famílias que tinham direito aos equipamentos.

Fabrícia Cyrillo, gerente regional da Seja Digital em Palmas, relembrou a importância do trabalho desenvolvido. “Além de sensibilizar a população e levar informação e acesso à essa nova tecnologia, ficamos felizes pela oportunidade de oferecer trabalho e gerar renda para esses municípios”, disse.

“Foram meses de trabalho intenso que incluíram as fases de estruturação, diagnóstico e planejamento. Para garantir o sucesso desse trabalho, no período mais intenso da operação, contamos com 40 mobilizadores, 20 instaladores e 30 mobilizadores voluntários, todos engajados e motivados no objetivo de digitalizar esses municípios”, disse a gerente.

ENGAJAMENTO PÚBLICO

A Seja Digital contou com a parceria do poder público para informar a população a respeito do fim do sinal analógico na região e como se preparar para a recepção do sinal digital de TV. A parceria contemplou governos, associações, organizações não governamentais, instituições de ensino e sociedade civil, agregando valor às ações de mobilização.

A parceria com o poder público possibilitou que a Seja Digital instalasse 16 pontos de atendimento para orientação e agendamento. Em Palmas, a iniciativa contou com pontos de aconselhamento em seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, duas em Unidades de Saúde e em três unidades do Resolve Palmas. No município de Porto Nacional foram quatro pontos de atendimento em unidades do CRAS e uma em Barrolândia. Foram realizadas ainda cerca de 45 reuniões com parceiros para apresentação da Seja Digital e planejamento de ações.

DIÁLOGOS PARA INFORMAR

Para garantir o engajamento da população, a Seja Digital realizou 73 diálogos comunitários em reuniões de beneficiários do Bolsa Família, da Secretaria Municipal da Habitação, de igrejas, feiras livres e escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Nessas ações, o objetivo foi sensibilizar as pessoas para o desligamento do sinal analógico de TV, conscientizando sobre os benefícios do sinal digital, informando quem tinha direito ao kit gratuito e como realizar o agendamento.

A Seja Digital também levou informação aos estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com a ação Papo Digital. A ideia era que os universitários pudessem difundir o conhecimento sobre a migração para o sinal digital de TV e a distribuição de kits gratuitos para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. O Papo Digital teve ainda a participação de representantes de emissoras da TV Jovem(afiliada Record Tocantins) e TV Anhanguera (afiliada Globo), que comentaram sobre o processo de digitalização.

EQUIPES DIGITAIS

Famílias da região que retiraram os seus kits gratuitos, mas não haviam feito a instalação, tiveram o apoio da Patrulha Digital e do mutirão de instalação da Seja Digital para garantir a melhor qualidade de imagem e som que o sinal digital proporciona.

A ação realizada pela Seja Digital em parceria com o SENAI, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a TV Anhanguera (afiliada Globo), mobilizou professores e estudantes. Foram capacitados mais de 50 alunos, quem percorreram bairros de Palmas e Porto Nacional, durante as três edições da Patrulha Digital. Os moradores que recebiam a instalação se tornaram multiplicadoras da informação nas comunidades.

Maycon Douglas Barbosa, estudante do IFTO, foi um dos participantes da Patrulha Digital e celebrou a oportunidade de participar do processo. “Foi uma vivência que nos gerou uma bagagem de conhecimento referente à imagem digital e seu processo de desenvolvimento, além de ter o privilégio de cooperar com a sociedade tocantinense, mediante a conscientização da população”, disse.