Campo Grande 100% digital

A atuação da Seja Digital na região de Campo Grande contou com o trabalho de muitos parceiros e voluntários.

Pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência apontou que 89% das residências da região de Campo Grande e Terenos estavam digitalizadas em agosto de 2018. Com o resultado registrado pela pesquisa, o GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pelo então presidente da Anatel, Dr. Juarez Quadros, determinou que o desligamento do sinal analógico tivesse início no dia 14 de agosto de 2018. A transição para o sinal digital de TV foi finalizada no dia 31 de outubro de 2018 na região.

Aproximadamente 130 mil kits gratuitos compostos por antena digital, conversor e controle remoto foram distribuídos nos dois municípios. Para que as famílias que tinham direito aos equipamentos agendassem a retirada e toda a população se informasse sobre o fim do sinal analógico, a Seja Digital promoveu uma série de atividades. A entidade realizou mais de 50 ações porta a porta, 21 Caravanas da TV Digital nos Bairros, 20 edições do “Digital na Geral” em parceria com a TV Morena, além da participação em mais de 20 eventos na região. Estiveram envolvidos no processo mais de 100 mobilizadores contratados, além de 240 voluntários na Patrulha Digital.

TODOS SAEM GANHANDO

A adesão do poder público teve fundamental importância no processo de sensibilização dos moradores da região. Acordos de cooperação foram firmados com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e as prefeituras de Campo Grande e Terenos e a Seja Digital ainda contou com a participação da Secretaria de Assistência Social para a mobilização nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

DISK-INSTALAÇÃO

Durante o processo de digitalização em Campo Grande e Terenos, a equipe da Seja Digital identificou a necessidade de criar um meio de contato entre a equipe de instaladores e as comunidades. Para isso, foi criado um canal de atendimento por meio de aplicativo de mensagens, além de números de telefone fixo e celular.

O serviço teve uma grande divulgação na imprensa local, o que garantiu fluxo constante de atividades de instalação e exigiu o envolvimento de organizações não-governamentais (Associação de Moradores Arnaldo Estevão de Figueiredo II (AMCAEF) e Instituto de Desenvolvimento Evangélico IDE) para atender toda a demanda.

VAN DA TV DIGITAL

A equipe de mobilização da Seja Digital teve o desafio de chegar a assentamentos e comunidades distantes da capital. Para não deixar ninguém para trás, mobilizadores e instaladores da entidade visitaram esses locais com a Van da TV Digital para levar informação e apoio a população. A Van também era utilizada para transportar moradores até pontos de retirada.

Francisca Josefa Arguelho Lima, moradora do Assentamento Três Corações, no Distrito de Anhanduí, foi uma das pessoas beneficiadas pelo serviço. “Moramos a 120 quilômetros de Campo Grande. Pela distância, nós tivemos dificuldade para participar do programa de entrega gratuita das antenas e conversores. A Van da TV Digital nos buscou para irmos ao ponto de retirada e nos trouxe de volta ao distrito de Anhanduí”, disse.

 PARTICIPAÇÃO DO VAREJO

A Seja Digital contou com varejistas parceiros para a realização do Feirão da TV Digital. Durante os eventos, a população encontrava conversores e antenas digitais com preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento.

Foram realizados cinco feirões em praças centrais das duas cidades, além de cinco feirões itinerantes nos bairros mais analógicos da região. A ação foi um grande sucesso com a comercialização de 3.895 kits completos e 323 conversores avulsos.