RONDONÓPOLIS É 100% DIGITAL

Seja Digital visitou 78 bairros de Rondonópolis durante o processo de digitalização

Rondonópolis, terceira maior cidade do estado do Mato Grosso, passou pelo processo de migração do sinal analógico de TV para o digital, tendo o sinal desligado em 17 de dezembro de 2018. O desligamento do sinal analógico foi aprovado pelo GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pela Anatel e homologado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
Mais de 27 mil kits gratuitos com antena digital e conversor foram distribuídos pela Seja Digital em Rondonópolis para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. Além da entrega de kits, a entidade promoveu uma série de ações para informar os mais de 215 mil habitantes do município sobre o processo de migração para o sinal digital. Foram realizados 35 mutirões de agendamento, nove Caravanas da TV Digital, quatro Caravanas nas Escolas, entre outras atividades. No total, 78 bairros receberam os mobilizadores da Seja Digital.
A Seja Digital ainda doou kits para entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos. Os seis CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) da cidade, que funcionaram como pontos de atendimento ao público, foram beneficiados com antenas digitais e conversores. O Lar dos Idosos de Rondonópolis e a Casa Abrigo foram algumas das entidades que também receberam as doações. No total, foram doados 70 kits com antena digital e conversor.
Para Cayron Fraga, gerente regional da Seja Digital, o trabalho realizado pela equipe da entidade em Rondonópolis teve como característica mais marcante a colaboração e o diálogo entre as pessoas. “Para atingirmos os objetivos da digitalização do sinal de TV, tivemos como princípio de todas as ações estabelecermos canais e meios para uma boa comunicação com as pessoas e entre as pessoas. Para isso entendemos que além de um processo técnico de digitalização, a ação atingiu milhares de moradores, crianças, jovens e idosos, promovendo a cidadania”, disse.
SENSIBILIZAÇÃO DE PARCEIROS
Uma das estratégias da Seja Digital para mobilizar a população de Rondonópolis foi estabelecer parcerias e acordos de colaboração com os setores público e privado, além de atuar junto às associações e lideranças de bairros.
Foram firmadas parcerias com a Prefeitura, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, que viabilizaram o treinamento de servidores municipais e a ativação de Pontos de Atendimento nos seis CRAS da cidade e no Ganha Tempo.
A parceria com as lideranças comunitárias resultou em mutirões de agendamento nos bairros. Associações de moradores, centros comunitários, residências de presidentes de bairro, todos esses espaços foram utilizados durante o processo de digitalização. Estiveram envolvidos no processo 10 mobilizadores voluntários.
ESTRATÉGIA EFICIENTE
A Caravana da TV Digital foi muito eficaz na mobilização em Rondonópolis. As ações realizadas em bairros periféricos da cidade levaram, além de agendamento para a retirada de kits gratuitos e orientações sobre o processo, serviços gratuitos, como cortes de cabelo, shows de música ao vivo, distribuição de pipoca, algodão doce e brinquedos para as crianças. Desta forma a atividade trouxe toda a família para os eventos. Foram realizadas nove edições das Caravanas da TV Digital e quatro Caravanas nas Escolas.
OPORTUNIDADE ESPECIAL
Para alcançar as pessoas que não tinham direito aos kits gratuitos, a Seja Digital realizou durante dois dias o Feirão Digital. A ação contou com a participação de três lojistas parceiros que disponibilizaram a venda de antenas e conversores a preços mais acessíveis e condições facilitadas de pagamento. Foram comercializados 200 equipamentos entre antenas e conversores.
As pessoas que adquiriram os kits no feirão ainda podiam solicitar a instalação gratuita dos equipamentos. “Quando a pessoa adquiria as antenas e conversores, ela podia deixar o nome, endereço e telefone com o vendedor solicitando a instalação, eles nos passavam a demanda e então agendávamos a visita dos nossos antenistas”, explicou Cayron Fraga.
DINHEIRO EXTRA
Para incentivar a montagem imediata dos kits gratuitos, a Seja Digital promoveu a campanha Instalação Premiada. A promoção sorteou prêmios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos, para as famílias que cadastravam o código de instalação no portal da entidade ou pelo 147.
A Seja Digital realizou quatro sorteios durante o processo em Rondonópolis, totalizando cinco pessoas contempladas com os prêmios de R$ 2 mil. O morador do bairro Jardim Tropical, Sérgio Ramos, foi um dos ganhadores.
Sérgio foi sorteado no dia 21 de novembro de 2018 e já fazia planos para o montante. “Vou inteirar esse dinheiro com o décimo terceiro, para no ano que vem, mexer no telhado de casa. É um dinheiro bem-vindo. Estou feliz, graças a Deus”, comemorou.