REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO É 100% DIGITAL

A população de 20 cidades da região de Ribeirão Preto assiste aos canais abertos de televisão pelo sinal digital.

A Seja Digital esteve à frente do processo de digitalização da região para garantir que a população estivesse preparada para o desligamento do sinal analógico de TV que aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2018 em Ribeirão preto e outras 19 cidades da região. O sucesso dessa operação foi resultado das parceiras firmadas entre a Seja Digital e órgão públicos, lideranças locais, ONGs e a radiodifusão. De acordo com Vandreza Faria, gerente regional da Seja Digital, foram mobilizadas aproximadamente 1,4 milhão de pessoas de forma direta ou indireta.

Para alcançar todas essas pessoas, a Seja Digital disponibilizou 33 pontos de atendimento, realizou 30 mutirões de agendamento, mobilizadores da entidade estiveram envolvidos em ações porta a porta por mais de 120 dias e cerca de 170 apresentações culturais foram promovidas. Por meio de articulação com o poder público, a Seja Digital firmou parcerias com as prefeituras da região. As 20 cidades do agrupamento assinaram Termos de Cooperação com o objetivo de somar esforços para a promoção de ações de informação, sensibilização e treinamento de agentes públicos.

Foram realizadas cerca de 30 reuniões de articulação com Prefeitos e Secretários Municipais das pastas de Assistência Social, Saúde e Educação. A partir desses encontros, foram realizadas 23 oficinas de formação, que capacitaram 388 servidores públicos aptos a multiplicar as informações sobre o processo de migração para o sinal digital.

Em parceria com a ONG Ribeirão em Cena, a Seja Digital promoveu o projeto Caravana da TV Digital nas Escolas. Durante as ações, os estudantes recebiam orientações sobre o processo de migração para o sinal digital de forma lúdica, por meio de apresentações artísticas, com teatro, música, dança e circo. Foram visitados 109 centros educacionais, impactando 34 mil alunos das escolas públicas da região em 170 apresentações.

Com toda esta mobilização, foram distribuídos mais de 96 mil kits gratuitos para as famílias inscritas em programas sociais do Governos Federal.

A Seja Digital promoveu ainda durante seis dias o Feirão da TV Digital, realizado em parceria com a emissora EPTV, afiliada da TV Globo com o objetivo de alcançar a população que não tinha direito aos kits gratuitos. A ação contou com a participação de 15 lojas de produtos eletrônicos da região central de Ribeirão Preto. Antenas digitais, conversores e aparelhos de TV foram comercializados com desconto e formas de pagamento facilitadas. A Seja Digital montou ainda uma tenda no Calçadão com orientações sobre as lojas parceiras e disponibilizou promotores para o apoio às compras dos consumidores. Foram vendidos 2.268 itens durante os feirões.

Vandreza Freiria, gerente regional da Seja Digital, destacou o legado deixado pela entidade. “Mais do que contribuir com a efetividade de uma política pública de acesso à TV aberta e gratuita, a equipe da Seja Digital não mediu esforços para levar, também, desenvolvimento regional, por meio dos pilares da economia solidária, buscando estabelecer relações de parceria com organizações sociais, grupos culturais e priorizar a contratação de trabalhadores locais”, disse a gerente.