REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE É 100% DIGITAL

No dia 18 de abril de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado em 23 cidades da região de Presidente Prudente

No dia 18 de abril de 2018 foi concluído o desligamento do sinal analógico de TV em Presidente Prudente e em outras 22 cidades do entorno. Foram distribuídos mais de 58 mil kits gratuitos para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal nesta região.

Coordenando as ações de mobilização nos bairros e os 308 postos de trabalho gerados durante a campanha, Lucineia Lucheti, gerente regional da Seja Digital, classificou o projeto como um sucesso. “Tivemos uma grande aderência da população, que também se mobilizou para nos ajudar. Todos vinham buscar informações sobre o sinal digital”, afirmou.

Diversas ações foram realizadas para mobilizar a população a se preparar para o desligamento do sinal analógico de TV. Entre elas, foi essencial a instalação de pontos de atendimento a população em postos de saúde, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), eventos organizados pelas prefeituras e outros órgãos públicos.

Em parceria com as prefeituras, nos CRAS, a Seja Digital estabeleceu pontos fixos de atendimento e orientação para a digitalização dos domicílios do entorno. Além disso, 206 agentes de saúde foram treinados e atuaram como multiplicadores do projeto.

Ocorreram ainda 25 Mutirões da TV Digital em Presidente Prudente, para informar a população sobre a data do desligamento e como poderiam se preparar para não ficar sem ver TV.

Como parte da estratégia, 138 escolas da região foram visitadas e folhetos informativos foram distribuídos aos estudantes do ensino infantil e fundamental da rede pública. No total, 29.800 alunos foram impactados pela ação.

 

UNIÃO DE FORÇAS

 Lucineia Lucheti ressalta que as parcerias foram fundamentais para o sucesso do projeto. “Além do apoio das prefeituras, tivemos mais de 30 entidades sócio assistenciais entre governamentais e privadas engajadas conosco na iniciativa”, diz. Um dos exemplos foi por meio da parceria com a ESAC – Escola de Aprendizagem e Cidadania e a organização Programando o Futuro, que buscaram a capacitação de instaladores para atuarem nas cidades da região. Para isso, foram contratados e treinados 200 instaladores, que foram somados aos 32 mobilizadores que já atuavam em toda a localidade.

Além desta ação, uma estratégia adotada na região foi a montagem de 40 pontos de informação dentro dos locais de retirada dos kits gratuitos. Segundo a gerente regional, os mobilizadores da Seja Digital abordavam as pessoas que haviam retirado o kit gratuito e ofereciam o agendamento para o serviço. “Essa ação funcionou muito bem, o beneficiário retirava o seu kit e ao ser abordado já agendava a visita do profissional. O processo foi finalizado com 11.857 instalações”, disse.