PETROLINA É 100% DIGITAL

Sinal analógico foi desligado em Petrolina e em outras duas cidades do entorno

Em Petrolina e duas cidades baianas, Juazeiro e Sobradinho, as emissoras de TV foram autorizadas a realizarem o desligamento do sinal analógico de TV em 09 de janeiro de 2019. Para que os mais de 585 mil habitantes da região estivessem preparados para o fim do sinal analógico, a Seja Digital promoveu 61 mutirões porta a porta, 60 ações de agendamento e mais de 30 reuniões de sensibilização. Foram gerados 33 empregos pelas ações de mobilização, 132 mobilizadores voluntários estiveram envolvidos no processo e 117 servidores públicos foram capacitados.

“Permitir às pessoas continuarem vendo sua programação favorita foi fundamental, e a grande recompensa veio da alegria das pessoas ao verem o sinal digital em seus aparelhos”, finalizou o gerente regional da Seja Digital, Tarcísio Silva.

VOLUNTÁRIOS DIGITAIS

Para a atuação em Petrolina, Juazeiro e Sobradinho, a Seja Digital buscou sensibilizar agentes que pudessem atuar no processo de migração para o sinal digital. Foram envolvidos servidores municipais, lideranças comunitárias e voluntários que receberam treinamento acerca de todo o processo que abrangia o desligamento do sinal analógico. No total, a Seja Digital realizou 10 treinamentos, nos quais participaram 72 pessoas do poder público e 132 moradores da região.

Além disso, por meio de articulação com as secretarias municipais e com os sindicatos da categoria, a Seja Digital contou com a colaboração de 45 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município de Sobradinho, que durante as suas visitas às residências orientavam sobre o fim do sinal analógico, a distribuição gratuita de kits e entregavam material informativo.

ATENDIMENTO PARA TODOS

A Seja Digital reforçou a atuação nos locais com alta concentração de famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que tinham direito aos kits gratuitos. Para isso foram desenvolvidas ações porta a porta com a presença de promotores que visitavam as residências buscando ativamente a população para fazer o agendamento para retirada dos kits. Foram promovidas 60 ações de agendamento e 61 mutirões porta a porta.

A população também pôde tirar dúvidas sobre o processo e agendar a retirada dos equipamentos em pontos de atendimento espalhados em equipamentos públicos como os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e associações comunitárias. No total, 33 Pontos de Atendimento foram ativados, sendo 8 com as prefeituras de Juazeiro e de Sobradinho e mais 25 em organizações de bairro e sindicatos de trabalhadores rurais.

 

DESAFIO NAS COMUNIDADES

O Desafio Digital foi uma ação que buscou reforçar o sentimento de comunidade e mobilizar as pessoas em torno do cumprimento de metas para alcançar um sonho que as localidades estabeleciam. As lideranças comunitárias buscavam voluntários que quisessem se engajar no projeto. O sonho precisava se encaixar em um valor de R$ 1.500,00 convertidos em algo a ser doado à comunidade.

A campanha contou com a participação de associações do bairro José e Maria, em Petrolina, Itaberaba e do distrito de Maniçoba, ambas em Juazeiro. A campanha Desafio Digital garantiu um forte engajamento nas comunidades, foram realizados 16.571 agendamentos.

NINGUÉM PARA TRÁS

A realização do curso de instalação contou com a presença de 70 pessoas dos municípios de Petrolina e Juazeiro, dessa turma foram selecionados 25 moradores que atuaram nas ações de instalação gratuita. As atividades de montagem dos equipamentos nas cidades se dividiram em mutirões, ações porta a porta e Patrulha Digital.

Nos mutirões, uma equipe com 12 instaladores fazia a busca ativa nos bairros para identificar quais domicílios ainda não estavam prontos para receber o sinal digital. Já na ação porta a porta, além da busca de casa em casa, a equipe realizava instalações previamente agendadas via call center. A ação contava ainda com mobilizadores que realizavam o agendamento para a retirada dos equipamentos gratuitos.

Outra atividade de instalação foi a Patrulha Digital, realizada em parceria com o SENAI. A equipe do mutirão de instalação, juntamente com 94 alunos do SENAI, percorreu as ruas de cinco bairros de Petrolina batendo nas portas das residências e verificando se a população já recebia o sinal digital.

Mais de 4 mil residências foram visitadas durante as ações promovidas pela Seja Digital, com 2.098 instalações de antenas e conversores realizadas.