O INTERIOR DO RIO DE JANEIRO É 100% DIGITAL

Mais de meio milhão de kits gratuitos foram entregues às famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal

Em 12 de dezembro de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado em 59 cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. O desligamento foi aprovado pelo GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pela Anatel e homologado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A equipe da Seja Digital e seus parceiros realizaram diversas atividades de mobilização social em diferentes bairros e comunidades da região a fim de auxiliar a população durante o processo de transição do sinal. Foram 156 eventos e intervenções de mobilização, 119 feirões digitais e oito caravanas nas escolas. Nestas ações, as pessoas puderam verificar se tinham direito ao kit com antena digital e conversor, distribuído gratuitamente pela Seja Digital às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal, além de receber informações e tirar dúvidas sobre o sinal digital.
Os trabalhos da Seja Digital para garantir que ninguém fosse deixado para trás durante o desligamento tiveram um amplo escopo. Em 160 dias de mobilização, foram 405.800 kits distribuídos e 545.420 beneficiários, em 59 municípios divididos em seis áreas. Por isso, a entidade contou com parcerias com as prefeituras, para ajudar a mobilização da população – as 52 prefeituras assinaram Termos de Cooperação para firmar esses acordos. “No final, foram 1040 agentes públicos engajados em 175 comunidades ativadas, um marco das importantes parcerias realizadas com as prefeituras, sem as quais não seria possível impactar tantos moradores de diferentes municípios”, disse Vivian Bilhim, gerente regional da Seja Digital.
CARAVANAS NAS ESCOLAS
Em parceria com as prefeituras, a população foi atendida nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e em Pontos de Agendamento e Retirada, com voluntários e servidores capacitados para orientar os moradores sobre como continuar vendo TV após o desligamento do sinal analógico.
Também foram realizadas as Caravanas nas Escolas, com a estratégia de reunir vários alunos das escolas municipais do entorno em um mesmo espaço, para sensibilizar e comunicar aos estudantes, responsáveis, funcionários das escolas e comunidade sobre a campanha da Seja Digital, e a importância do processo de migração do sinal analógico para o digital. “A Caravana nas Escolas contou com shows de mágica e palhaços, além de brinquedos, pipoca, algodão-doce e muita diversão para as crianças”, contou Vivian, sobre as ações específicas para as crianças. “Também teve a presença da equipe dos mobilizadores da Seja Digital para esclarecer dúvidas, prestar orientações e fazer agendamentos para os beneficiários com direito ao kit gratuito durante toda ação”, lembrou ela. Foram oito edições das Caravanas nas Escolas, com oitos escolas participantes em diferentes municípios, e cerca de 3600 crianças engajadas.
INSTALAÇÃO PREMIADA
Parte desse engajamento era exatamente na hora da retirada e instalação do kit gratuito. Ao retirá-lo, as famílias recebiam um treinamento sobre como realizar a instalação da antena digital e do conversor. Todos também foram orientados a se inscreverem na promoção Instalação Premiada que sorteou 50 cartões pré-pagos no valor de R$ 2 mil cada. Daiana Caetano de Carvalho, 33 anos, mãe de três filhos, foi uma das ganhadoras. “Muito fácil instalar o kit e valeu muito a pena porque deixou minha TV maravilhosa. Após a instalação, me inscrevi na hora! Quando fiquei sabendo que fui premiada, fiquei sem reação de tanta felicidade”, contou ela.
Nas comunidades, os antenistas, formados em parceria com o Senai e a ONG Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), realizaram mais de 88 mil visitas domiciliares, gerando mais de 20 mil instalações gratuitas de conversores e antenas digitais. São pessoas que estiveram lado a lado com a população, promovendo a inclusão das famílias que estavam encontrando dificuldades neste procedimento. Ignácia Teixeira, 81 anos, dona de casa e aposentada, foi uma das pessoas atendidas pela equipe. “Vieram na minha casa fazer a instalação e eu gostei muito. Antes a minha televisão estava com sinal muito ruim, cheio de chuvisco e agora melhorou”, disse.
FEIRÕES NO VAREJO
Para ajudar aos moradores que precisavam comprar seu kit, a Seja Digital também fechou parcerias com o varejo local. Os chamados Feirões Digitais aconteciam aos sábados, com preços acessíveis das antenas e conversores, contribuindo para a digitalização das famílias que não tinham direito ao kit. “No interior do Rio foram realizados 119 Feirões Digitais com 25 lojistas, que ofereceram TVs digitais, conversores e antenas a preços mais acessíveis e melhores condições de pagamento”, contabilizou Vivian. A ação ocorreu em 20 municípios diferentes, com 4300 itens vendidos.