MOSSORÓ É 100% DIGITAL

Ações da Seja Digital prepararam moradores de Mossoró para o fim do sinal analógico

Município com aproximadamente 300 mil habitantes, Mossoró passou pelo processo de migração do sinal analógico de TV para o digital. A Seja Digital iniciou a distribuição de mais de 41 mil kits gratuitos disponíveis para a localidade e em 9 de janeiro de 2018, o sinal analógico foi desligado.
Com o objetivo de orientar a população sobre o processo, a Seja Digital viabilizou parcerias com o poder público, lideranças comunitárias e promoveu ações de mobilização social nas ruas de Mossoró.
Foram realizados 19 “Diálogos Comunitários” com organizações sociais e religiosas, 20 mutirões de instalação porta a porta, mais de 17 mil residências visitadas pelos mutirões de agendamento porta a porta com 1.040 atendimentos realizados. A Seja Digital ainda disponibilizou 12 pontos de aconselhamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.
O gerente regional da Seja Digital, Marcello Espírito Santo, destacou o trabalho da equipe para o sucesso da operação. “Construímos um time diversificado, com grande experiência, motivada e comprometida não só com o objetivo de digitalizar toda a população, mas também preocupada em tocar o coração das pessoas ao longo do processo”, disse.
MOBILIZAÇÃO NAS COMUNIDADES
A Seja Digital mapeou organizações sociais e religiosas com trabalho reconhecido nas comunidades de Mossoró para atuarem na orientação sobre o desligamento do sinal analógico em suas áreas de abrangência.
Foram realizados 19 “Diálogos Comunitários”, nesses encontros a Seja Digital explicava para as lideranças comunitárias a importância do processo de digitalização e como eles poderiam atuar como multiplicadores das informações sobre o fim do sinal analógico.
Os diálogos também ajudaram na identificação de pessoas das próprias comunidades que foram contratados pela entidade e ajudaram no processo de mobilização social.
GINCANA DIGITAL
Após os diálogos com lideranças comunitárias, a Seja Digital promoveu a “Gincana Comunidade Digital”. As instituições participantes foram divididas em três núcleos de acordo com o tamanho do território. As duas organizações de cada grupo que conseguiram mais agendamentos e instalações receberam apoio financeiro para realização de serviços ou aquisição de materiais de interesse das mesmas. Foi realizada ainda uma edição da gincana na Zona Rural de Mossoró.
No total, 17 organizações participaram da “Gincana Comunidade Digital” e 104 voluntários estiveram envolvidos nas ações. Ao final das ações foram contabilizados 1.650 agendamentos e 554 instalações voluntárias.

JUNTOS PELA DIGITALIZÇÃO
A parceria firmada entre a Seja Digital e a Prefeitura Municipal de Mossoró viabilizou a capacitação de 41 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social para a atuação como multiplicadores das informações sobre a migração para o sinal digital.
Além do treinamento de servidores, a parceria permitiu que a Seja Digital instalasse 12 pontos de aconselhamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que foram operados pelos servidores da prefeitura de forma voluntária.
AGENDAMENTO E INSTALAÇÃO
Com o objetivo de intensificar a busca ativa das famílias que ainda não tinham realizado o agendamento para a retirada dos kits gratuitos, a Seja Digital realizou mutirões de agendamento porta a porta diariamente nos meses de outubro e novembro de 2018. Durante as ações, 17.234 residências foram visitadas pela equipe da entidade com 1.040 atendimentos realizados.
Além dos mutirões de agendamento, a Seja Digital promoveu 20 edições dos mutirões de instalação porta a porta. A ação tinha o objetivo de auxiliar as pessoas com maior dificuldade em realizar a instalação das antenas e conversores.
VAREJO ENGAJADO
Para alcançar as famílias que não tinham direito aos kits gratuitos, a Seja Digital promoveu duas edições do Feirão Digital em Mossoró. Antenas, conversores e aparelhos de TV foram comercializados a preços mais baixos e melhores condições de pagamento.
A primeira edição do Feirão ocorreu no Partage Shopping por dois dias, já a segunda ação foi realizada em ruas do centro da cidade. A InterTV Costa Branca, afiliada da TV Globo, foi parceira da entidade na realização dos eventos que contou com a participação de dez lojas.
Os feirões em Mossoró movimentaram aproximadamente R$ 50 mil em vendas de equipamentos.