MACAPÁ É 100% DIGITAL

Seja Digital distribuiu mais de 75 mil kits para as famílias da região

Em Macapá, Mazagão e Santana, o sinal analógico de TV foi desligado em 14 de agosto de 2018 após pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que mostrou que 91% dos domicílios da região já contavam com o sinal digital. Foram entregues mais de 75 mil kits gratuitos para os moradores inscritos em programas sociais do Governo Federal.

Para informar os mais de 587 mil habitantes da região sobre como se preparar para o fim do sinal analógico e realizar a distribuição de kits gratuitos com antena digital e conversor, a Seja Digital promoveu várias atividades. Entre elas, 57 ações porta a porta, 24 Caravanas da TV Digital e sete Caravanas da TV Digital nas Escolas, além de 95 mutirões de instalação.

“A Seja Digital desenvolveu um trabalho que buscou estar próximo às pessoas, em cada bairro, em cada localidade urbana e rural, para informar, empoderar e engajar a população em cada etapa do processo, diariamente cumprida: sensibilização, agendamento, retirada e instalação. A missão foi não deixar ninguém para trás”, concluiu o gerente local Diogo Costa.

SENSIBILIZAÇÃO NOS CRAS

A sensibilização dos moradores era parte fundamental para que o processo de digitalização fosse bem-sucedido e a parceria com as prefeituras viabilizou a fixação de pontos de atendimento da Seja Digital em oito Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e duas Casas do Bolsa Família.

Cerca de 40 servidores foram treinados para atuarem como voluntários dentro destes locais públicos, fazendo orientação, atendimento e agendamento para retirada dos kits gratuitos. Nesses locais, foram realizados 716 agendamentos e mais de 1.200 pessoas foram atendidas.

SEJA DIGITAL NOS BAIRROS

Além dos mutirões de agendamento e ações porta a porta, a Seja Digital disponibilizou pontos de atendimento móveis nos bairros da região. As equipes visitaram locais estratégicos dos bairros, como paradas de ônibus, postos de saúde, centros comerciais, área portuária, feiras populares e associações de bairro e levaram informações sobre o desligamento do sinal analógico de TV.

Durante dois meses, os pontos de atendimento móveis circularam pela região em 61 ações.

EQUIPAMENTOS INSTALADOS

Os moradores de Macapá, Mazagão e Santana também contaram com o auxílio da Seja Digital para a instalação das antenas e conversores. A estratégia adotada na região foi utilizar dados e indicadores promovendo mutirões de instalação em bairros que concentravam famílias que haviam retirado os equipamentos, mas ainda não haviam realizado a instalação.

A Seja Digital selecionou e treinou jovens e adultos das comunidades onde os mutirões seriam realizados. Esses candidatos foram selecionados a partir da indicação de associações de bairros e igrejas com as quais houve o trabalho de mobilização. Ao fim do processo, as equipes da Seja Digital realizaram 10.112 instalações em 95 mutirões.

RECORDE NACIONAL

A promoção Instalação Premiada, campanha que sorteou prêmios de R$ 2 mil, em cartões pré-pagos, e que tinha o objetivo de incentivar a instalação dos kits gratuitos retirados pela população foi um grande sucesso.

Na região, 39.084 pessoas participaram da promoção, o resultado equivale a 52,3% do universo total de famílias que tinham direito aos kits, um recorde nacional considerando o percentual total de cada região. Em cinco sorteios realizados durante o processo, dez pessoas foram contempladas com os prêmios.

Delaides Rodrigues Brandão, moradora de Macapá, foi uma das ganhadoras da promoção. “Eu fiquei muito feliz com o prêmio, além de arrumar a imagem da televisão aqui de casa, que ficou muito melhor, eu ainda ganhei esse dinheiro extra. Acho que vou usar o valor para arrumar alguma coisa aqui em casa”, disse a ganhadora.