IMPERATRIZ É 100% DIGITAL

Seja Digital preparou moradores para o fim do sinal analógico com ações de sensibilização, agendamento e instalação

Imperatriz e outras quatro cidades da região tiveram o desligamento do sinal analógico de TV realizado em 17 de dezembro de 2018. O fim da transmissão analógica foi autorizado pelo GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV, liderado pelo presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
A Seja Digital iniciou sua operação com a missão de preparar os mais de 320 mil habitantes, distribuídos em mais de 100 mil domicílios, para a transição do sinal. Para se aproximar dos moradores, informa-los sobre o processo e distribuir mais de 52 mil kits gratuitos para famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, a Seja Digital promoveu ações de sensibilização, agendamento e instalação.
Mais de 800 pessoas participaram dos Diálogos Comunitários, nove associações atuaram em parceria com a Seja Digital no processo de digitalização, as cinco prefeituras da região assinaram termos de cooperação com a entidade, 29 pontos de aconselhamento foram disponibilizados para a população, mais de 62 bairros e 778 ruas receberam mutirões de agendamento e mais de 5.500 pessoas foram beneficiadas pelos mutirões de instalação.
À frente da operação em Imperatriz e outras quatro cidades do entorno, a gerente regional da Seja Digital, Mara Moreira, comentou sobre o processo e celebrou o desligamento do sinal analógico. “Temos a certeza que Imperatriz, João Lisboa, Senador La Rocque, Governador Edison Lobão e Davinópolis receberam da Seja Digital um atendimento humanizado e respeitoso. A região daqui para frente continuará desfrutando do melhor acesso à comunicação televisiva e agora com mais qualidade”, disse.
ATIVAÇÃO DO PODER PÚBLICO

Com a estratégia de buscar o apoio das prefeituras dos cinco municípios, a gerência regional da Seja Digital visitou as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além dos gabinetes das Prefeituras. Esse trabalho de articulação resultou na assinatura de cinco termos de cooperação que viabilizaram a instalação de pontos de aconselhamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), treinamento de servidores públicos municipais e participação em eventos das prefeituras.

Mais de 500 agentes públicos receberam treinamento para informar a população sobre o desligamento do sinal analógico, foram sensibilizadas 20 secretarias da região. A Seja Digital instalou 11 pontos de aconselhamento nos CRAS e 8 em secretarias municipais.

A entidade ainda promoveu o treinamento de 88 agentes comunitários de saúde que levaram informações sobre o processo em seus distritos de atuação. Sempre acompanhados por mobilizadores sociais, os agentes de saúde distribuíam material informativo e realizavam o agendamento para a retirada dos kits gratuitos.

COMUNIDADES COMPROMISSADAS
Ter o apoio de associações de bairro, lideranças comunitárias e religiosas também foi importante para a aproximação com as comunidades e mobilização dos moradores locais. A Seja Digital promoveu diálogos com entidades religiosas de toda a região e recebeu o apoio de padres e pastores para informar sobre o processo de desligamento após missas e cultos. As Igrejas ainda funcionaram com pontos de apoio em mutirões de agendamento.

Durante as idas às comunidades, nove associações foram sensibilizadas e atuaram no processo de digitalização em Imperatriz. Como resposta às ações, foram estruturados mais de 10 pontos de atendimento entre lideranças comunitárias, em sedes de suas associações ou até mesmo nas residências. As associações tornaram-se referência para o bairro, vizinhos e familiares.

VISITAS NOS BAIRROS
No município de Imperatriz, que concentrava a maior parte da população do agrupamento, a Seja Digital promoveu durante 60 dias os mutirões de agendamento. A ação percorreu mais de 62 bairros e 778 ruas com um time formado por 12 promotores da entidade.

Para cada dia de mutirão, estes fomentadores eram divididos em grupos para atuar de porta em porta na busca ativa e outros nas escolas dos bairros visitados, aonde recebiam os dados dos gestores e de lá mesmo realizavam o agendamento dos pais. Mais de 9 mil foram realizados durante os mutirões.

A Seja Digital ainda promoveu outras 30 ações de agendamento em eventos das prefeituras da região, com promotores volantes nas ruas, durante as inscrições do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em 11 edições da Caravana da TV Digital e no Dia D da TV Digital em quatro CRAS.

EQUIPAMENTOS PREPARADOS

Participaram das ações jovens indicados por representantes e articuladores nos CRAS, por lideranças comunitárias e pelos voluntários que haviam apoiado nas ações de agendamento, 20 pessoas foram treinadas para o processo.

Os mutirões de instalação beneficiaram 5.500 famílias com a instalação gratuita dos equipamentos.