FEIRA DE SANTANA É 100% DIGITAL

Sinal analógico de TV é desligado na região do Portal do Sertão

Feira de Santana e outras 16 cidades da região tiveram o sinal analógico de TV desligado em 5 de dezembro de 2018. Após pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, que mostrou que 90% dos domicílios estavam preparados para receber o sinal digital, o então ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, assinou portaria que autorizou o desligamento do sinal analógico na região.

A Seja Digital distribuiu mais de 165 mil kits gratuitos compostos por antena e conversor para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal. A entidade atuou na região por pouco mais de quatro meses para sensibilizar a população e prepará-los para o desligamento do sinal analógico. Foram promovidos 75 mutirões de agendamento e 42 de instalação, 108 ações porta a porta, entre outras atividades. A população contou ainda com 33 pontos de aconselhamento próprios da Seja Digital e outros 12 pontos criados por voluntários nas comunidades.

“Realizar um trabalho dessa magnitude não seria possível sem a colaboração da própria comunidade e o esforço coletivo para se alcançar um bem comum”, disse Carolinna Tosta, a gerente regional da Seja Digital.

VOLUNTÁRIOS DIGITAIS

O engajamento de voluntários e organizações sociais foi parte importante para o sucesso da operação. A equipe de mobilização da Seja Digital, por meio de ações de sensibilização, como os Diálogos Comunitários, agregou 72 voluntários ao projeto, que atuaram na realização de agendamentos, esclarecimento de dúvidas e instalações dos equipamentos. Organizações sociais parceiras da Seja Digital também atuaram de forma ativa e se tornaram Pontos de Aconselhamento voluntários.

A Seja Digital ainda promoveu os Desafios Digitais, ação que contou com a participação de três associações comunitárias e estimulou o agendamento para a retirada dos kits gratuitos. As associações participantes tinham metas de agendamento e, como contrapartida ao desafio, receberiam como prêmio uma benfeitoria que atendesse à uma necessidade da associação. O resultado foi excepcional. Cerca de 5 mil pessoas foram sensibilizadas pela ação Desafios Digital.

AÇÃO ITINERANTE

Em parceria com a TV Subaé, afiliada da Rede Globo, a Seja Digital desenvolveu uma agenda de atividades da região de Feira de Santana. Uma das ações foi a Van Digital, quando a população podia verificar em dois aparelhos de TV colocados lado a lado a diferença entre o sinal analógico e o digital.  Nos bairros visitados pela Van Digital, os mobilizadores da entidade também tiravam dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico e agendavam a retirada dos kits gratuitos. Foram realizadas 16 edições desta atividade.

COMÉRCIO AQUECIDO

Com o objetivo de gerar visibilidade e senso de urgência na população para o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital promoveu o Feirão Digital, ação que estimulou o varejo local a oferecer antenas, conversores e TVs a preços mais baixos durante a ação. O Boulevard Shopping, principal centro comercial da região, foi o escolhido para a realização do Feirão Digital, que também contou com a parceria da TV Subaé. De acordo com os comerciantes participantes, ao menos 1.190 itens foram comercializados.

Outra ação que facilitou a aquisição de antenas e conversores para as famílias que não tinham direito aos kits gratuitos foi o Caminhão Digital. A ação itinerante levou um caminhão a percorrer os municípios de Amélia Rodrigues, Santo Estévão, Irará, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, e seis diferentes locais em Feira de Santana para oferecer os equipamentos com desconto. Nesta ação, 324 itens foram vendidos.

PROFISSIONAIS CAPACITADOS

Após algumas semanas de atuação, a equipe local da Seja Digital percebeu seria importante oferecer à população apoio na instalação dos kits gratuitos já retirados. Desta forma, uma nova frente de atuação foi criada. A Seja Digital promoveu o treinamento de instaladores na região. Participaram da capacitação 179 pessoas. Os profissionais capacitados participaram de 42 mutirões de instalação e 108 ações porta a porta que beneficiaram 35.478 famílias com a instalação dos equipamentos.