ENCARANDO DESAFIOS

Voluntários em Rio Branco superaram dificuldades e prestaram auxílio para quem precisa

José Francisco de Lima Mota é líder comunitário em Rio Branco, no bairro Belo Jardim II, regional Vila Acre, e atuou de forma voluntária durante todo o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital. Para mobilizar a população do local, José foi uma figura importante na divulgação de informações indo de porta em porta para esclarecer dúvidas dos moradores da comunidade.

“Quando alguém me ligava com dúvidas, eu ia até a casa da pessoa. Aqui existem muitas dificuldades de acesso na região, nós não temos um bairro asfaltado, as ruas são de chão, mas como sou morador antigo sei chegar nos lugares”, disse.

Outro voluntário importante no processo em Rio Branco foi Ednardo José Alves da Silva, que atuou na regional Estação Experimental. O vendedor organizou reuniões e ações dentro da sua comunidade para falar sobre a migração para o sinal digital, auxiliou na intermediação de encontros com líderes comunitários e na divulgação de eventos organizados pela Seja Digital.

“Realizamos uma ação na Igreja e conseguimos fazer o agendamento para a retirada dos kits gratuitos de mais de cem pessoas em um único dia de atendimento”, lembrou Ednardo.”Na nossa região, a população demorou um pouco para entender a mudança que iria ocorrer. Apesar das propagandas na televisão e no rádio informando sobre o desligamento do sinal analógico, os moradores não estavam acreditando que o sinal seria de fato desligado. Trazer a Seja Digital para dentro da comunidade e manter um relacionamento próximo com os moradores foi fundamental”, disse.