DOURADOS É 100% DIGITAL

Mais de 25 mil kits gratuitos foram distribuídos pela Seja Digital na região

Dourados e outras cinco cidades da região tiveram seu sinal analógico de TV desligado em 9 de janeiro de 2019, às 23h59, quando os seis municípios do agrupamento passaram a ter o sinal de TV totalmente digital.
Para que toda a população dos seis municípios – cerca de 288 mil pessoas – estivesse preparada para o fim do sinal analógico, a Seja Digital promoveu uma série de atividades de mobilização. Foram realizados 47 mutirões de agendamento, 13 caravanas nos bairros, mais de 60 diálogos comunitários, seis edições dos Feirões Digitais e mais de 7 mil instalações gratuitas. A entidade atendeu a população em 13 pontos fixos, sendo oito em Dourados. Mais de 25 mil kits gratuitos com antena digital e conversor foram distribuídos na região para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal.
“Nosso trabalho foi desenvolvido em diferentes frentes, sempre tentando chegar a todas as comunidades, especialmente àquelas com maior dificuldade de acesso”, disse o gerente regional da Seja Digital em Dourados, Yashi Miranda.
SEJA DIGITAL NAS RUAS
As ações de agendamento para a retiradas dos kits gratuitos ocorreram durante todo o processo de digitalização em Dourados e nos outros cinco municípios do entorno. Foram realizados 47 mutirões de agendamento na região, dos quais 90% ocorreram nos espaços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), aproveitando as reuniões socioeducativas, que em média reuniam 50 pessoas.
A Seja Digital também realizou mutirões em bairros como o Canaã I. Nestes locais, foram montadas tendas para o atendimento da população e, para chamar a atenção sobre o evento, um carro de som passava pelas ruas convidando os moradores para o mutirão. A Seja Digital realizou ainda 20 ações porta a porta com distribuição de panfletos e alertando para a realização dos mutirões naqueles bairros.
ALDEIAS DIGITAIS
Na região, sobretudo nos arredores de Dourados, Caarapó e Douradina, mais de 10% das famílias que tinham direito aos kits gratuitos residiam em comunidades indígenas. Para alcançar essa parcela da população, a Seja Digital buscou parcerias com lideranças locais para a realização de ações nas aldeias.
Outro diferencial da atuação em comunidades indígenas foram os Pontos de Retirada móveis (PDRs). “Isso foi importante porque desta forma vencíamos a dificuldade dos moradores com o deslocamento, a grande maioria da população das aldeias se locomove com bicicletas, carroças ou a pé, e as distâncias até a área central das cidades eram longas”, contou Yashi.
A Seja Digital ainda precisou superar a barreira do idioma, já que algumas pessoas falavam somente a língua guarani. Para que a mensagem chegasse até elas, foi feita uma parceria com um grupo de músicos indígenas chamado Brô MCs, que gravou um clipe de um rap sobre a mudança para o sinal digital em guarani.
ARTICULAÇÃO COM O COMÉRCIO
O Feirão Digital foi uma ação promovida em parceria com a TV Morena/Globo, que tinha o objetivo de alcançar os moradores que não teriam direito aos kits gratuitos. Por meio de articulação com lojistas da região, durante o evento, antenas digitais e conversores foram comercializados a preços mais baixos e com condições de pagamento facilitadas.
Foram realizadas seis edições do Feirão Digital, em média duas mil pessoas participaram de cada uma delas. Os lojistas parceiros contabilizaram um montante de mais de R$ 200 mil em vendas, correspondente a mais de 1.561 antenas e 1.428 conversores.
Durante os feirões, mobilizadores da Seja Digital também estiveram presentes para esclarecer dúvidas da população e realizar agendamento para os moradores que estavam habilitados a receber os kits gratuitos.
CAPACITAÇÃO E TRABALHO

A Seja Digital iniciou a etapa de instalação na região de Dourados na segunda quinzena de outubro, após a realização de um treinamento para os 14 instaladores contratados pela entidade. A estratégia adotada na região foi distribuir geograficamente a equipe para atender à crescente demanda pelo serviço de instalação. A equipe de instaladores da Seja Digital realizou mais de 7 mil montagens gratuitas dos conversores e antenas digitais em 15 bairros de Dourados, Itaporã, Douradina e Vicentina.