PORTO VELHO É 100% DIGITAL

Seja Digital preparou os mais de 158 mil domicílios da região para o fim do sinal analógico

Em 14 de agosto de 2018, o sinal analógico de TV foi desligado em Porto Velho e Candeias do Jamari. A Seja Digital conduziu o processo nos dois municípios orientando a população sobre como preparar suas residências para o sinal digital e distribuindo kits gratuitos para as famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal. O desligamento do sinal analógico foi aprovado pelo GIRED – Grupo de Implantação da TV Digital, liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), após pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência aferir que 91% dos domicílios da região já contavam com o sinal digital.

A gerente regional da Seja Digital, Andréa Mendes, relembrou que o processo de digitalização em Porto Velho e Candeias do Jamari teve que superar grandes desafios. “O primeiro deles foi geográfico, tendo em vista a dimensão dos municípios, as distâncias entre a zona urbana e a rural, com muitas comunidades em regiões onde o acesso ocorre apenas por barco ou estavam a distâncias superiores a 100 quilômetros da região central”, disse. “Apesar deste cenário, nada poderia parar esse trabalho, pelo comprometimento de todos os envolvidos que compreenderam a importância do processo, sobretudo para as comunidades mais vulneráveis”, completa. Foram realizados 76 mutirões de agendamento, 40 ações de panfletagem, 10 carreatas digitais, 23 gincanas nas escolas e 73 mutirões de instalação, entre muitas outras atividades.

O envolvimento de setores da gestão pública de Porto Velho e Candeias do Jamari contribuiu para o sucesso da operação. A Seja Digital contou com a parceria das Secretarias de Assistência Social e Família das duas cidades para mobilizar os gestores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e CADÚnico para intensificar a comunicação com os moradores. A parceria também viabilizou a utilização da estrutura desses equipamentos públicos como pontos de atendimento. Desta forma, foram estabelecidos Pontos de Atendimento volantes em sete CRAS e outros seis locais em Porto Velho e um em Candeias do Jamari.

As lideranças comunitárias também tiveram papel de destaque na atuação em conjunto com a Seja Digital. Estiveram envolvidos no processo 350 voluntários que participaram ativamente nas ações porta a porta, levando a equipe da entidade aos mutirões. Algumas das lideranças continuaram com a mobilização em seus espaços (igrejas, associações de moradores, centros comunitários ou outras vezes em suas próprias residências) mesmo após a realização dos mutirões, levantando demandas de agendamento para retirada do kit gratuito, agendamento de instalação e divulgavam os benefícios da TV digital.

Entre junho e agosto de 2018, a Seja Digital percorreu 40 instituições de ensino com a Caravana da TV Digital nas Escolas. A ação consistia em envolver e informar gestores municipais de educação,  alunos, professores e outros profissionais das unidades educacionais sobre como se preparar para o desligamento do sinal analógico de TV. Foram desenvolvidas as Gincanas nas Escolas e Galerinha Digital. Os alunos levaram orientações para seus familiares, além de convocar parentes e vizinhos para atendimento da equipe de mobilização de plantão nas escolas. As Caravanas da TV Digital nas Escolas envolveram 5.962 pessoas e um total aproximado de 3 mil agendamentos.

A etapa de instalação das antenas e conversores também fez parte das ações disponibilizadas pelas Seja Digital. A entidade promoveu 73 mutirões de instalação na região. Para esse trabalho foram contratados 33 profissionais de instalação e 25 mobilizadores. A equipe da Seja Digital passava de porta em porta em bairros pré-selecionados. Esses profissionais instalavam os kits, verificavam a necessidade de ajustar os locais das antenas já instaladas e sintonizavam de maneira correta os canais. Foram contabilizadas 30.537 instalações.

A Seja Digital sinalizou 62 pontos comerciais nos bairros de Porto Velho e Candeias do Jamari, distribuindo e afixando cartazes e outros materiais. Para contar com a colaboração dos lojistas, a Seja Digital viabilizou parcerias com a Federação do Comércio e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL). Por meio dessa parceria, a Seja Digital ainda realizou duas edições do Feirão da TV Digital, ação que ofereceu antenas, conversores e aparelhos de TV a preços mais baixos e com condições facilitadas de pagamento à população. Foram comercializadas 118 unidades de antenas ou conversores e 206 aparelhos de televisão, movimentando mais de R$ 235 mil.