BOA VISTA É 100% DIGITAL

Capital de Roraima teve o sinal analógico desligado no dia 31 de outubro de 2018

Boa Vista e Cantá passaram pelo processo de migração do sinal analógico de TV para o digital. O desligamento foi autorizado pelo Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED), liderado pela Anatel e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Foram disponibilizados oito pontos de atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, sete em Boa Vista e um em Cantá a fim de levar informações para a população. A Seja Digital aliou o atendimento em pontos fixos com ações como as Caravanas da TV Digital, o Digital na Geral, Papo Digital e mutirões de agendamento para retirada de kits gratuitos e instalação dos mesmos.

“O principal fator de sucesso desse trabalho foi o engajamento da equipe e o apoio de parceiros e veículos de comunicação que aderiram à campanha e entenderam o objetivo social deste projeto”, destacou Fábio Cardoso, gerente regional da Seja Digital.

MOBILIZAÇÃO ATIVA

Com visitas a locais de grande circulação, como o Terminal Urbano José Campanha Wanderley, a Feira do Pintolândia e o Feirão do Garimpeiro, a equipe da entidade atendeu mais de 15 mil pessoas nas três primeiras edições do “Digital na Geral”.

Outra ação realizada na capital de Roraima foi o “Papo Digital”. Com palestras educativas sobre a migração do sinal analógico para o digital, alunos do Instituto Federal de Roraima (IFERR), no bairro Pricumã, e estudantes da Escola Estadual Severino Cavalcanti, na comunidade Pintolândia, receberam orientações sobre o processo.

TÁXI DIGITAL

Durante a operação em Boa Vista, a Seja Digital contou com a colaboração dos taxistas da capital para informar aos moradores sobre o processo de migração do sinal analógico de TV para o digital.

A campanha Táxi Digital, realizada em parceria com o Sindicato dos Taxistas do Estado de Roraima, envolveu 300 profissionais durante 21 dias. Os motoristas que participaram da ação tiveram o carro adesivado, receberam material informativo da Seja Digital e alertaram os passageiros sobre o fim do sinal analógico na região.

Além da ação com os taxistas, a Seja Digital montou uma estrutura fixa dentro do Terminal de Integração Urbana para a realização de agendamentos e panfletagem durante a campanha Táxi Digital. “Atendíamos em média 300 pessoas por dia e realizávamos de 30 a 40 agendamentos”, disse Fábio.

VOLUNTÁRIOS ENGAJADOS

A participação de voluntários das comunidades durante o processo foi fundamental para alcançar a população. No Condomínio Jatobá, localizado no residencial Vila Jardim, zona oeste da capital, a síndica Judith Oliveira não mediu esforços para informar as mais de 2 mil pessoas que residem no seu bloco.

Ela colaborou para que, em parceria com a Seja Digital, o condomínio recebesse a ação “Comunidade Digital”. Durante a atividade, os moradores puderam tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico e realizar agendamento para retirada dos kits gratuitos.

Outra voluntária determinada foi Mariângela da Silva, presidente da Associação de Moradores do Residencial Nova Esperança, que faz parte do bairro Equatorial. “Fizemos um ‘dia de beleza’ e as participantes, além de atendimentos estéticos realizados por voluntárias no local, também tiveram à disposição palestras e esclarecimentos sobre como se preparar para a chegada da TV digital”, explicou