ALDEIA DIGITAL

Com ações e música, Seja Digital mobilizou comunidades indígenas da região de Dourados

Em Dourados, Douradina e Caarapó, a Seja Digital visitou comunidades indígenas para informar sobre o desligamento do sinal analógico e como se preparar para receber o sinal digital de TV. Esse trabalho direcionado foi importante durante o processo, considerando que mais de 10% das famílias que tinham direito aos kits gratuitos em Dourados residiam nestas comunidades.
Para se aproximar desta população, a Seja Digital buscou parcerias com as lideranças locais. “Com as parcerias viabilizadas, conseguimos ter acesso às aldeias e também pudemos utilizar os espaços que eles dispunham”, disse o gerente regional da Seja Digital, Yashi Miranda. “Participamos de reuniões para falar sobre o processo, fizemos ações porta a porta e também mutirões de agendamento”, contou o gerente. “Levamos ainda Pontos de Retirada móveis  até as aldeias. Isso foi um diferencial porque desta forma vencíamos a dificuldade dos moradores com o deslocamento.” A maioria da população das aldeias se locomove com bicicletas, carroças ou a pé, e as distâncias até a área central das cidades é grande.
Yashi destacou ainda a estratégia adotada pela Seja Digital para superar a barreira do idioma. “Algumas pessoas dessas aldeias falavam somente a língua guarani. Para que a mensagem chegasse até elas, fizemos uma parceria com um grupo de músicos indígenas chamado Brô MCs. “Eles gravaram um clipe com um rap sobre a mudança para o sinal digital em guarani”, explicou o gerente.