Mobilização Social

Os principais resultados e aprendizados
de uma das maiores ações de mobilização social do Brasil

para baixo

Apresentação

A Seja Digital foi criada com a missão de implementar duas políticas públicas definidas pelo Governo Federal: acelerar a adoção do sinal digital de TV e expandir a banda larga móvel pelo Brasil. Entre suas obrigações, precisava garantir que ao menos 93% das residências dos municípios que seriam desligados estivessem preparados para o sinal digital dos canais abertos de televisão, pois o sinal analógico tinha prazo para ser desligado.

A Campanha de Mobilização foi um dos principais eixos estratégicos da Seja Digital para alcançar a população de menor renda de modo a lhes garantir a continuidade do acesso à informaçãoO desafio era grande, uma vez que 98% da população brasileira tem ao menos um televisor dentro de casa e, para muitos, esse é o único meio de entretenimento e informação. Ninguém poderia ficar para trás. Ninguém poderia ficar sem ver televisão.

assistindo televisão

Entre 2015 e 2019, a Seja Digital atuou junto às famílias de menor renda e impactou dois terços da população brasileira.

Em janeiro de 2019, a Seja Digital concluiu sua missão dentro do prazo, com economia de recursos e como uma das maiores ações de mobilização social no Brasil. 1379 municípios passaram a assistir aos canais abertos de televisão pelo sinal 100% digital e o 4G em 700 MHz já estava disponível para mais de 95% da população brasileira. Ninguém ficou para trás e o impacto social gerado precisava ser analisado.

GRANDES NÚMEROS

 NORTE  

  • Atuação em 29 municípios
  • 43% dos domicílios da região
  • 1.651 mutirões nos bairros
  • 8.300 domicílios visitados porta a porta
  • 133 Pontos de Aconselhamento
  • Mais de 880 mil kits entregues

CENTRO OESTE

  • Atuação em 56 municípios
  • 61% dos domicílios da região
  • 907 mutirões nos bairros
  • 16.407 domicílios visitados porta a porta
  • 301 Pontos de Aconselhamento
  • Mais de 1 milhão de kis entregues
mapa brazil

SUL

  • Atuação em 329 municípios
  • 59% dos domicílios da região
  • 4.367 mutirões nos bairros
  • 150.538 domicílios visitados porta a porta
  • 531 Pontos de Aconselhamento
  • Mais de 1.200 mil kits entregues

NORDESTE

  • Atuação em 186 municípios
  • 45% dos domicílios da região
  • 5.537 mutirões nos bairros
  • 17.234 domicílios visitados porta a porta
  • 797 Pontos de Aconselhamento
  • Mais de 3.300 mil kits entregues

SUDESTE

  • Atuação em 779 municípios
  • 82% dos domicílios da região
  • 3.204 mutirões nos bairros
  • 704.225 domicílios visitados porta a porta
  • 1.469 Pontos de Aconselhamento
  • Mais de 5.800 mil kits entregues

2/3

Domicílios brasileiros impactados

Mais de 15 mil

Mutirões de Agendamento e Instalação

39 mil

Profissionais contratados para
a gestão e operação

Mais de 1 milhão

Agendamentos realizados pela equipe de mobilização

As premissas

A Campanha de Mobilização da Seja Digital atuou
a partir de quatro premissas:

1. Não deixar ninguém
para trás

A população mais vulnerável, habitante das periferias urbanas e rurais e cadastrada nos programas sociais, precisava ser alcançada pelas ações da Campanha. A parceria com o SUAS (CRAS) e com organizações comunitárias, além de técnicas de busca ativa de usuários, seriam fundamentais para chegar aos mais vulneráveis.

2. A campanha precisa
se adaptar

As realidades socioculturais precisavam ser reconhecidas e ativamente trabalhadas na Campanha. As peças de comunicação, os parceiros locais, os mobilizadores e o trânsito nos territórios deveriam ter parâmetros gerais e ser adaptados em cada município.

3. Qualidade e direito

O direito das pessoas ao sinal de TV digital precisava ser assegurado não apenas pela entrega de kits de conversão, mas também em um processo de diálogo que respeitasse os cidadãos e lhes entregasse um serviço de elevada qualidade.

4. Gestão adaptativa

Para ter sucesso, a Campanha precisava desenhar estratégias aderentes às realidades sociais e institucionais. As prefeituras e secretarias de Assistência Social, os fornecedores, as organizações da sociedade civil e as organizações comunitárias parceiras precisavam ser observadas em suas particularidades e ajudar a modular a Campanha. Ao longo do processo, seria fundamental que práticas de diálogo e monitoramento nutrissem os diversos níveis de gestão, de modo que as ações se adaptassem à realidade dos territórios.

Avaliação de Resultados

Para sistematizar a experiência e apreciar seus alcances, a Seja Digital realizou uma pesquisa avaliativa de natureza interna com a finalidade de mapear os principais resultados alcançados pela Campanha de Mobilização Social. Essa pesquisa produziu o documento “Campanha de Mobilização: Pesquisa Avaliativa Quali e Quanti”.

Esse documento serviu de base para a consultoria PACTO levantar as conquistas e lições aprendidas ao longo do projeto, as quais foram registradas no documento “Campanha de Mobilização: Relatório Final de Resultados e Lições Aprendidas”.

Espera-se que as descrições, análises e lições aprendidas sejam úteis aos diversos atores brasileiros comprometidos em qualificar a oferta de serviços públicos e a garantia de direitos fundamentais dos cidadãos.

Como a campanha foi avaliada

Este estudo foi guiado por três perguntas avaliativas

1. Em que medida a experiência da Seja Digital alterou o nível de confiança da população na implementação de uma política pública?

A Campanha permitiu que a população de menor renda compreendesse a transição do sinal analógico para o sinal digital, implicando a permanência dos canais abertos de TV, gratuitos e com sinal digital, enquanto seu direito.

a. Sinal de TV aberta de qualidade compreendido como bem público.

b. Atendimento direto promovido pela Campanha de Mobilização reconhecido como modelo inovador de informar sobre um direito.

c. Orientações realizadas de forma humanizada pelos mobilizadores.

d. Modelo de entrega do kit digital e estratégia de instalação gratuita percebidas como condição para acessar o direito à informação.

2. De que forma a atuação da Seja Digital contribuiu para a inclusão social nos municípios?

A rede de mobilização articulada pela campanha junto às organizações sociais e secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação contribuiu para a atualização da base do Cadastro Único e foi fundamental para garantir à população de menor renda o acesso ao sinal digital.

a. Ações focalizadas em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social.

b. Ações integradas para fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS

3. Em que medida a atuação da Seja Digital colaborou para o desenvolvimento de uma rede intersetorial nos municípios?

A atuação intersetorial constituiu um pilar estratégico e culminou em uma experiência de mobilização social fundamental para a garantia do direito à informação.

a. Conexões entre setores do poder público e integração voluntária de servidores municipais à Campanha de Mobilização Social, propiciando a maturação da intersetorialidade nas ações públicas.

networking

As nove lições

Ao analisar o cenário macro da Campanha de Mobilização Social, percebe-se ao menos nove lições que, adotadas em outros projetos de implementação de política pública ou mesmo em atuações de rotina junto à população de menor renda, tendem a resultar em engajamento da população e grande impacto social.

1. RESPEITO À CULTURA LOCAL

A Campanha foi construída com um modelo operacional que levou fortemente em conta as especificidades locais. A relação dialógica com diversos atores de cada município e cada território favoreceu seu engajamento, modulou as ações e permitiu que todas as metas inicialmente estabelecidas fossem alcançadas.

2. ADAPTABILIDADE

O chamado aprender fazendo tornou-se o modus operandi da Campanha e significou a busca constante por soluções flexíveis e adaptadas às realidades territoriais. A permanente troca de informações entre as equipes e a flexibilidade para ajustar os combinados à realidade foi essencial para assegurar o avanço das ações.

3. ALIANÇAS ESTRATÉGICAS

A rede formada por setores do poder público, organizações sociais e comunitárias e lideranças locais consolidou-se como a base de execução da Campanha. As inúmeras alianças montadas em cada municípios garantiram um direito do cidadão e inspiraram outras iniciativas para modelos colaborativos, respeitando o papel de cada ente no processo.

4. ACESSO À INFORMAÇÃO

A instalação dos Pontos de Aconselhamento dentro dos CRAS fortaleceu a referência desses equipamentos junto à população, facilitou que os cidadãos encontrassem informação e evitou a sobrecarga dos profissionais da Assistência Social.

5. SOTAQUE LOCAL

A parceria com instituições comunitárias permitiu que a Campanha chegasse até a população prioritária com a linguagem própria de cada localidade, contando com o apoio de lideranças do território para propagar a informação do desligamento do sinal.

6. INSERÇÃO

A comunicação comunitária cumpriu um papel importante ao utilizar ativos locais, como organizações sociais e equipamentos públicos, para dialogar e alcançar a população-foco da Campanha, uma vez que os recursos utilizados pela comunicação corporativa tinham menor capacidade para informar e orientar a população de menor renda.

7. PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO

As reformulações e ajustes de rota realizados pelas organizações sociais, em virtude do volume de ações e rapidez de execução, possibilitaram a elas a incorporação de novos aprendizados institucionais, com destaques para as áreas de planejamento e monitoramento.

8. ENGAJAMENTO

O engajamento de voluntários colaborou para a ampliação de vínculos comunitários, abrindo possibilidades de outras ações e envolvimentos na mitigação de vulnerabilidades e riscos sociais conforme dispõe a Política de Assistência Social.

9. IDENTIDADE

A preferência pela contratação de organizações, equipes de campo, pequenos e micro prestadores de serviço dos territórios fortaleceu a identidade local da Campanha e fomentou a economia local.

CONFIANÇA, INCLUSÃO, ARTICULAÇÃO

Os resultados apresentados neste relatório demonstram que a experiência da Campanha de Mobilização Social desenvolvida pela Seja Digital produziu aprendizados importantes.

Para saber mais,

 faça download da versão integral dos relatórios.

Campanha de Mobilização
Relatório Final de Resultados e Lições Aprendidas
Campanha de Mobilização
Pesquisa Quali e Quanti
Conheça a atuação da Seja Digital por todo o Brasil.

Conheça a experiência
dos Mobilizadores da
Seja Digital.

Relatos, contos e crônicas da Mobilização Social

Os mobilizadores da Seja Digital conheceram pessoas, ouviram histórias e vivenciaram experiências únicas ao fazerem parte das realidades mais diversas, complexas e humildes que existem pelo Brasil.

100 histórias inspiradoras testemunhadas por eles foram reunidas em um livro que registra as vivências que a jornada da Seja Digital proporcionou.

livro 100 histórias