Sem deixar ninguém para trás

As lições de sucesso da implementação da transição para o sinal digital de TV no Brasil



ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO
DA SEJA DIGITAL

Este estudo de caso é de autoria da Delivery Associates

Esta é uma história de sucesso

analisada pela Delivery Associates.

Fundada no Reino Unido, a Delivery Associates é uma empresa de consultoria para o setor público que apoia governos ao redor do mundo a entregar resultados concretos para seus cidadãos. A Delivery Associates analisou o trabalho realizado pela Seja Digital. O resultado deste estudo foi documentado e tornou-se um case com as lições de sucesso da implementação da transição do sinal analógico para o sinal digital de TV no Brasil.

 

Criada por determinação da Anatel, a EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos. Foi a responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital dos canais abertos de televisão no Brasil, o que permitiu a ativação da tecnologia de transmissão de dados da 4ª geração (4G) em 700 MHz. Para a comunicação do desligamento do sinal analógico de TV, a EAD usou a marca Seja Digital.

Entre 2015 e 2019, o sinal analógico de televisão foi desligado em 1.379 cidades brasileiras. Milhões de pessoas passaram a assistir aos canais abertos de televisão pelo sinal 100% digital, e a cobertura do sinal 4G em 700 MHz foi expandida por todo o país.

Principais Números

128

Milhões

de pessoas beneficiadas com a TV Digital

44

Milhões

de domícilios atingidos

1379

Municípios

com sinal digital

12.4

Milhões

de conversores distribuídos

Esse é o resultado da implementação de duas políticas públicas definidas pelo Governo Federal, com governança do GIRED, grupo liderado pela Anatel que definiu diretrizes e fiscalizou a transição do sinal analógico de TV para o digital. Essa mudança foi operacionalizada pela Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada em 2015 por determinação da Anatel.

A Governança do Projeto

Comitê de Diretrizes

    GIRED (Grupo de Implementação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV)

  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
  • Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
  • Empresas de Telecomunicações: ALGAR, CLARO, TIM e VIVO
  • Representantes dos radiodifusores

Braço Operacional

    SEJA DIGITAL

    Parceiros Estratégicos

    • Governos municipais
    • Líderes comunitários
    • Organizações da Sociedade Civil – OSCs locais
    • Varejo local

As atribuições da Seja Digital eram

Dar suporte didático para que a população pudesse fazer a conversão do sinal analógico para digital

Remanejar canais de televisão

Desenvolver campanhas de comunicação

Distribuir kits gratuitos com antena e conversor para as famílias de baixa renda

Garantir a convivência dos serviços de Televisão e 4G

Aferir a adoção do sinal digital nas regionais que passariam pelo processo

Após quatro anos de atuação, a Seja Digital cumpriu suas atribuições dentro do prazo previsto, com economia de recursos e, um dos pontos mais importantes, colocando o cidadão no epicentro do projeto, sem deixar ninguém para trás.

Evolução Ano a Ano

2016

Primeiros desligamentos da TV analógica são feitos em Rio Verde (GO) e Distrito Federal, totalizando 4 milhões de pessoas.

2017

Desligamentos da TV analógica chegam às maiores regiões metropolitanas do país, atingindo 68 milhões de pessoas.

2018

Desligamento da TV analógica se volta para Sul, Centro-Oeste e Norte do país, além do interior de diversos Estados, e atinge 56 milhões de pessoas.

O Estudo de Caso também foi transformado em um vídeo que apresenta, de forma resumida, as cinco lições de sucesso da Seja Digital.

COMO O CASO DA SEJA DIGITAL

FOI ANALISADO

A análise deste estudo de caso foi efetuada a partir da comparação entre a trajetória realizada pela Seja Digital e os componentes e elementos do modelo de entrega da Delivery Associates.

O método Delivery é uma metodologia criada pela Delivery Associates para apoiar governos a entregar resultados significativos para os cidadãos. Baseia-se na rotina de estabelecer uma meta e usar dados, tecnologia, planejamento, monitoramento e resolução de problemas para alcançar essa meta.

A metodologia tem cinco componentes:

1

Desenvolva os fundamentos da entrega

2

Entenda o desafio da entrega

3

Planeje a entrega

4

Execute a entrega

5

Crie uma cultura de entrega irreversível

Ao analisar o case da Seja Digital, a Delivery Associates identificou cinco lições de sucesso:

LIÇÃO 1 PROPÓSITO

LIÇÃO 2 MAPEAMENTO

LIÇÃO 3 PLANEJAMENTO

LIÇÃO 4 APRENDIZADO

LIÇÃO 5 CREDIBILIDADE

LIÇÃO 1 PROPÓSITO

A primeira lição se refere ao propósito e como a Seja Digital desenvolveu seus fundamentos de entrega. Isso ocorreu por meio de um claro propósito de não deixar ninguém para trás, uma estrutura organizacional focada na entrega de resultados, a coalizão de lideranças e o pacto de servir a população, firmado entre todos os envolvidos.

Os elementos dessa lição:

  • A. Defina seu propósito
  • B. Revise o estado atual da entrega
  • C. Construa a unidade de entrega
  • D. Estabeleça uma coalizão

"Se nós cumpríssemos a missão de não deixar ninguém para trás, atenderíamos as demandas do projeto, tanto do ponto de vista tecnológico quanto social"

Antonio Carlos Martelletto,
presidente da Seja Digital

LIÇÃO 2 MAPEAMENTO

A segunda lição é o mapeamento, que significa entender o desafio da entrega. A Seja Digital implementou análise sistemática de dados para conhecer o usuário em cada região. Antes de definir sua estratégia de mobilização, as equipes regionais tinham acesso a informações socioeconômicas, percentual de digitalização e as cidades prioritárias de cada agrupamento. Isso permitiu definir onde a Seja Digital deveria investir recursos e energia.

Os elementos dessa lição:

  • A. Avalie o desempenho passado e presente
  • B. Compreenda as determinantes do desempenho

"Nós garantíamos que todos estivessem sempre cercados de informação"

Valéria Tassari,
Gerente de pesquisa da Seja Digital

LIÇÃO 3 PLANEJAMENTO

O planejamento da Seja Digital em cada regional tinha a criatividade e a flexibilidade como principais características. Os processos e as ações eram adaptados à realidade local, garantindo a gestão eficiente dos recursos e que as características particulares de cada região fossem levadas em conta no esforço de se chegar a todos os cidadãos.

Os elementos dessa lição:

  • A. Defina sua estratégia de entrega
  • B. Desenhe a cadeia de entrega
  • C. Defina metas e estabeleça trajetórias

“Nossa estratégia sempre foi viva, adaptável às condições e às respostas da população em cada uma das regiões onde atuamos”

Bernardo Ferraz, gerente de PMO da Seja Digital

LIÇÃO 4 APRENDIZADO

A Seja Digital criou um ambiente aberto à experimentação, com testes em menor escala para validar modelos, sempre usando indicadores para monitorar e resolver problemas com senso de urgência. A cultura de entrega era continuamente aprimorada a partir das experiências e aprendizados, que eram compartilhados e incorporados aos territórios seguintes.

Os elementos dessa lição:

  • A. Estabeleça rotinas para acompanhar desempenho
  • B. Resolva problemas com antecedência e rigor
  • C. Sustente e impulsione a entrega continuamente

"Nosso maior risco era não arriscar. Tínhamos que experimentar e aprender rapidamente"

Carlos Saldanha, diretor financeiro da Seja Digital

LIÇÃO 5 CREDIBILIDADE

Ciente da cultura do brasileiro em desconfiar do que é novo ou desconhecido, a Seja Digital atuou todo tempo comprometida em cumprir as promessas feitas. O processo ganhava credibilidade a cada meta que se cumpria. Assim, criou-se uma cultura por resultados, que fortaleceu parcerias, gerou mais engajamento e ampliou a credibilidade a cada nova etapa cumprida.

Os elementos dessa lição:

  • A. Invista no desenvolvimento de pessoas
  • B. Comunique a mensagem de entrega
  • C. Cultive relacionamentos estratégicos

“A credibilidade atraiu apoiadores formais e informais, como voluntários, lideranças comunitárias e órgãos públicos”

Patricia Abreu, diretora de comunicação da Seja Digital

O RESULTADO: UM MODELO DE GESTÃO E CULTURA A SERVIR DE INSPIRAÇÃO

Ao analisar o trabalho realizado pela Seja Digital, a Delivery Associates encontrou um modelo de atuação orientado à geração de resultados e valor público. A implementação do sinal digital de TV no Brasil foi um modelo singular no cenário brasileiro, por ser uma política pública a cargo de uma entidade privada. A Seja Digital entendeu e assumiu que, além de cumprir com as obrigações do edital, deveria atender ao interesse da coletividade. E, assim, o projeto foi concluído com antecipação de prazos, gestão eficiente de recursos e, o mais importante, com toda a população atendida com dignidade.

Para saber mais, faça download do Estudo de Caso completo.