PARNAÍBA É 100% DIGITAL

Parnaíba e outros dois municípios da região tiveram o sinal analógico desligado

Em Parnaíba, Araioses e Ilha Grande o desligamento do sinal analógico de TV foi realizado em 9 de janeiro de 2019. O fim do sinal analógico na região foi autorizado pelo GIRED – Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização dos Canais de TV e RTV, liderado pela Anatel, e homologado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Parnaíba e Ilha Grande, cidades localizadas no estado do Piauí, e Araioses, que fica no Maranhão, totalizavam aproximadamente 59 mil domicílios. Para que todos preparassem seus aparelhos de TV para a recepção do sinal digital, a Seja Digital articulou parcerias com o poder público, associações e lideranças locais para a promoção de ações de mobilização social.

Dentre as atividades promovidas pela entidade ocorreram 31 mutirões de agendamento, 33 edições do “Papo Digital nas Escolas” e mutirões de instalação durante os meses de novembro e dezembro. A Seja Digital disponibilizou 20 pontos de aconselhamento na região e 4 pontos para a retirada dos kits gratuitos. Mais de 33 mil kits com antena digital e conversor foram distribuídos pela entidade.

“Durante todo o processo, o nosso maior desafio era realizar a inclusão social, fazendo com que a população entendesse que o acesso à comunicação é um direito fundamental humano”, disse a gerente regional da Seja Digital, Luciane Soares. “Com isso, desenvolvemos várias atividades focadas no cuidado com a comunicação, fazendo com que ela chegasse de forma direta e clara, principalmente à população de menor renda, que tem menos acesso à informação”, afirmou.

TRABALHO EM PARCERIA

Após a montagem da equipe que atenderia a região de Parnaíba, a Seja Digital iniciou diálogos com o poder público dos três municípios para a assinatura dos termos de cooperação e para, posteriormente, iniciar o trabalho junto às secretarias, como as de Assistência Social, Educação, Saúde e Turismo.

Por meio dessa integração, a Seja Digital disponibilizou pontos de aconselhamento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros equipamentos públicos. A entidade contou ainda com a participação de agentes de saúde como voluntários. Os profissionais foram orientados a informar a população por eles assistidos sobre o desligamento do sinal analógico. Nesse processo, estiveram envolvidos 101 agentes de saúde, destes 64 eram de Parnaíba, 18 de Ilha Grande e 19 de Araioses.

“Além do apoio do poder público, tivemos parcerias de muita importância para o projeto como a Faculdade Internacional Delta, a ONG Espaço Cidadania e Oportunidades Sociais (Ecos), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Araioses, além das lideranças locais”, contou Luciane.

PAPO DIGITAL

A Seja Digital desenvolveu nos três municípios da região o “Papo Digital nas Escolas”. A ação teve como objetivo levar informações sobre o processo para alunos e os mesmos replicarem para dentro das suas casas.

Essa atividade foi realizada em 33 escolas, sendo 16 em Parnaíba, 11 em Ilha Grande e cinco em Araioses, impactando cerca de 9 mil alunos.

Além da fixação de cartazes nos murais das escolas, os mobilizadores da Seja Digital entravam nas salas de aula, entregavam panfletos a todos os estudantes e tiravam as dúvidas referentes ao processo.

BUSCA ATIVA

Com o objetivo de promover a divulgação do desligamento do sinal analógico e alcançar a população que tinha direito aos kits gratuitos, a Seja Digital promoveu 31 mutirões de agendamento que aconteciam em pontos estratégicos nas comunidades, escolas, praças e equipamentos públicos.

A entidade também realizou busca ativa das famílias que deveriam retirar o kit gratuito por meio da central de atendimento. A atividade teve início em novembro de 2018, com quatro colaboradores da ONG Ecos e mais 12 voluntários da Faculdade Delta e lideranças comunitárias. Foram realizadas cerca de 1.800 ligações, com aproximadamente 950 agendamentos.

DEVER CUMPRIDO

A Seja Digital realizou mutirões de instalação em Parnaíba. Foram formadas três equipes de instaladores, compostas por um instalador e um auxiliar, para dar suporte às famílias que ainda não haviam montado os equipamentos. Foram feitas cerca de 500 instalações. Luiz Antônio de Carvalho foi um dos profissionais envolvidos no processo e celebrou a experiência.  “Essa foi uma experiência muito gratificante pelo fato de que sempre que fomos em uma casa, cada lugar tinha características diferentes, às vezes havia uma dificuldade maior de algum idoso. O projeto da Seja Digital nos deu uma sensação de dever cumprido”, disse.